Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/910
Title: Mosaico inclusivo uma plataforma colaborativa para troca de experiências entre docentes que atuam no ensino profissionalizante com alunos PcDs
Authors: Alves, Lynn Rosalina Gama
Araújo, Kennedy Ferreira
Barbosa, Josiane Dantas Viana
Rezende, André Luiz Andrade
Neves, Isa Beatriz da Cruz
Keywords: Tecnologia assistiva
Plataforma colaborativa
Educação inclusiva
Ensino profissionalizante
Issue Date: 6-Nov-2017
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: ARAÚJO, Kennedy Ferreira; ALVES, Lynn Rosalina Gama (Orientadora). Mosaico inclusivo: uma plataforma colaborativa para troca de experiências entre docentes que atuam no ensino profissionalizante com alunos PcDs. Salvador, 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial ) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2017
Abstract: A participação de pessoas com deficiência tem crescido no mercado de trabalho, parte pelo fato das empresas adotarem a responsabilidade social, mas principalmente pela legislação brasileira que estabelece um percentual mínimo de Pessoas com Deficiência - PcDs como empregados, para cada empresa. Apesar da exigência legal, esse número ainda se encontra abaixo do mínimo exigido, uma das justificativas das empresas é a falta de formação profissional destas pessoas. Diante de um histórico de condições adversas de escolarização, muitos deficientes recorrem a cursos profissionalizantes para conseguir ingressar no mercado de trabalho. Nesse cenário, as classes inclusivas chegam também a educação profissional, mas para sua implantação é necessário a realização de práticas que viabilizem a inclusão no processo de ensino-aprendizagem, criando um espaço continuo de formação dos docentes. Visando contribuir para a formação dos docentes que atuam junto a PcD, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais tecnologias digitais e assistivas podem auxiliar o docente e consequentemente o aluno com deficiência nos processos de ensino-aprendizagem em cursos profissionalizantes. Para tanto foi realizado um levantamento por meio da aplicação de questionário semi-estruturado com 42 professores que atuam no ensino profissionalizante. Os resultados foram sistematizados para fornecer um panorama das tecnologias utilizadas com alunos PcDs e também subsidiar a modelagem de uma ferramenta que possibilite o compartilhamento de práticas e recursos entre os docentes denominada Mosaico Inclusivo. O estudo fornece, portanto, um indicativo de quais tecnologias vem sendo utilizadas para mediar o processo de ensino-aprendizagem de maneira a contemplar a singularidade de cada tipo de deficiência, além de criar a concepção de uma plataforma colaborativa que se encarregue de manter a sistematização, evolução e compartilhamento desse conhecimento.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/910
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kennedy Ferreira Araújo.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC2.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.