Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/910
Title: | Mosaico inclusivo uma plataforma colaborativa para troca de experiências entre docentes que atuam no ensino profissionalizante com alunos PcDs |
Other Titles: | Inclusive mosaic a collaborative platform for exchanging experiences between teachers who work in vocational education with PwD students |
Authors: | Araújo, Kennedy Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Alves, Lynn Rosalina Gama |
metadata.dc.contributor.referees: | Barbosa, Josiane Dantas Viana Rezende, André Luiz Andrade Neves, Isa Beatriz da Cruz |
Keywords: | Tecnologia assistiva;Plataforma colaborativa;Educação inclusiva;Ensino profissionalizante |
Issue Date: | 6-Nov-2017 |
Publisher: | Centro Universitário SENAI CIMATEC |
Citation: | ARAÚJO, Kennedy Ferreira. Mosaico inclusivo: uma plataforma colaborativa para troca de experiências entre docentes que atuam no ensino profissionalizante com alunos PcDs. Orientadora: Lynn Rosalina Alves. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial ) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2017. |
Abstract: | A participação de pessoas com deficiência tem crescido no mercado de trabalho, parte pelo fato das empresas adotarem a responsabilidade social, mas principalmente pela legislação brasileira que estabelece um percentual mínimo de Pessoas com Deficiência - PcDs como empregados, para cada empresa. Apesar da exigência legal, esse número ainda se encontra abaixo do mínimo exigido, uma das justificativas das empresas é a falta de formação profissional destas pessoas. Diante de um histórico de condições adversas de escolarização, muitos deficientes recorrem a cursos profissionalizantes para conseguir ingressar no mercado de trabalho. Nesse cenário, as classes inclusivas chegam também a educação profissional, mas para sua implantação é necessário a realização de práticas que viabilizem a inclusão no processo de ensino-aprendizagem, criando um espaço continuo de formação dos docentes. Visando contribuir para a formação dos docentes que atuam junto a PcD, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais tecnologias digitais e assistivas podem auxiliar o docente e consequentemente o aluno com deficiência nos processos de ensino-aprendizagem em cursos profissionalizantes. Para tanto foi realizado um levantamento por meio da aplicação de questionário semi-estruturado com 42 professores que atuam no ensino profissionalizante. Os resultados foram sistematizados para fornecer um panorama das tecnologias utilizadas com alunos PcDs e também subsidiar a modelagem de uma ferramenta que possibilite o compartilhamento de práticas e recursos entre os docentes denominada Mosaico Inclusivo. O estudo fornece, portanto, um indicativo de quais tecnologias vem sendo utilizadas para mediar o processo de ensino-aprendizagem de maneira a contemplar a singularidade de cada tipo de deficiência, além de criar a concepção de uma plataforma colaborativa que se encarregue de manter a sistematização, evolução e compartilhamento desse conhecimento. ABSTRACT: The participation of people with disabilities has grown in the job market, partly due to the fact that companies adopt social responsibility, but mainly because of the Brazilian legislation that establishes a minimum percentage of People with Disabilities - PwDs as employees, for each company. Despite the legal requirement, this number is still below the minimum required, one of the justifications of the companies is the lack of professional training of these people. Faced with a history of adverse schooling conditions, many people with disabilities resort to vocational courses to be able to enter the job market. In this scenario, inclusive classes also reach professional education, but for their implementation it is necessary to carry out practices that enable inclusion in the teaching-learning process, creating a continuous space for teacher training. Aiming to contribute to the training of teachers who work with PwD, this research aims to investigate which digital and assistive technologies can help teachers and consequently students with disabilities in the teaching-learning processes in professional courses. For that, a survey was carried out through the application of a semi-structured questionnaire with 42 teachers who work in vocational education. The results were systematized to provide an overview of the technologies used with PwD students and also to support the modeling of a tool that allows the sharing of practices and resources among teachers called Inclusive Mosaic. The study therefore provides an indication of which technologies have been used to mediate the teaching-learning process in order to contemplate the uniqueness of each type of disability, in addition to creating the conception of a collaborative platform that is in charge of maintaining the systematization. , evolution and sharing of this knowledge. |
URI: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/910 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPG GETEC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Kennedy Ferreira Araújo.pdf | TCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC | 2.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.