Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/890
Title: Modelagem de algoritmos de distribuição espacial de grafos: uma extensão da UML para aplicações de visualização de redes sociais e complexas
Authors: Pereira, Hernane Borges de Barros
Costa, Claudinei Carlos dos Santos
Monteiro, Roberto Luiz Souza
Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
Keywords: Modelagem de Software
Algoritmos de Visualizacão de Grafos
Modelagem computacional
Issue Date: 29-May-2018
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: COSTA, Claudinei Carlos dos Santos; PEREIRA, Hernane Borges de Barros (Orientador). Modelagem de algoritmos de distribuição espacial de grafos: uma extensão da UML para aplicações de visualização de redes sociais e complexas. Salvador, 2018. x, 146 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial ) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.
Abstract: A visualização de informações em redes sociais e complexas apoia os pesquisadores no processo de análise e identificação de informações que determinem o comportamento das redes, a este processo é dado o nome de inspeção visual. A área de pesquisa visualização da informação possui uma subárea, denominada Visualização de Redes, que se ocupa em definir premissas, técnicas e regras estéticas para a construção de leiautes de grafos de redes sociais e complexas desta forma, as informações contidas nas redes poderão ser observadas de forma mais rápida e clara. O objetivo deste trabalho foi a proposição de uma extensão para a linguagem unificada de modelagem (UML), denominada de NET-UML, que auxiliará a construção de ferramentas que tenham como uma de suas funcionalidades a visualização de redes sociais e complexas. Para a construção deste trabalho realizamos revisão sistemática onde verificamos, ao longo dos anos, crescimento no número de pesquisas que discutem algoritmos de distribuição espacial de redes e a inexistência de técnicas ou métodos específicos que apoiem a construção de ferramentas computacionais para o domínio das aplicações de visualização de redes sociais e complexas. Com esta lacuna, aspectos sintáticos e semânticos, inerentes ao domínio das redes sociais e complexas, deixarão de ser documentados ou serão pouco percebidos por estarem generalizados/misturados a outros conceitos. Para categorizar/documentar as propriedades e comportamentos de alguns algoritmos de distribuição espacial de grafos em duas dimensões, realizamos estudo sobre os algoritmos de distribuição espacial de grafos mais utilizados para a inspeção visual de redes sociais e complexas. Este estudo serviu de subsídio para a criação do modelo NET-UML, testado durante a construção da ferramenta Open Source SC NET DRAW. Foi realizado também, estudo e categorização de algoritmos de distribuição espacial de grafos, utilizados para inspeção visual de redes sociais e complexas para entendimento das propriedades e comportamentos específicos e comuns a categoria que os algoritmos pertencem. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois a NET-UML potencializa, através do uso de representação icônica, a abstração dos objetos e funcionalidades necessárias para aplicações computacionais de visualização de redes sociais e complexas.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/890
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudinei Carlos dos Santos Costa.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO MCTI / SENAI CIMATEC7.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.