Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/879
Title: SafeSkill: um serious game para estudantes e profissionais de segurança do trabalho -­ foco na indústria da construção civil
Other Titles: Safeskill: um serious game para estudantes e profissionais de segurança do trabalho - foco na indústria da construção civil
Authors: Freitas, Eliton Elói Brandão de
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Lynn Rosalina Gama
metadata.dc.contributor.referees: Neves, Isa Beatriz da Cruz
Boratto, Murilo do Carmo
Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
Keywords: Serious games;Game design;Segurança do trabalho;Construção civil
Issue Date: 23-Mar-2017
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: FREITAS, Eliton Elói Brandão de. SafeSkill: um serious game para estudantes e profissionais de segurança do trabalho -­ foco na indústria da construção civil. Orientadora: Lynn Rosalina Gama Alves. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: A segurança do trabalho é a junção de ciência e tecnologias que visam proteger o trabalhador em seu ambiente laboral, identificando, avaliando e controlando situações de risco, com o intuito de prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Dentro deste contexto, é fundamental que os profissionais técnicos em segurança do trabalho possam ter uma formação de qualidade em ambientes que proporcionem simulação das mais diversas situações de risco, passíveis de ocorrer no local de trabalho. Porém, a criação de um ou mais ambientes de simulação que envolvam situações de risco não é algo simples de ser implementado por instituições de ensino técnico ou superior, requerendo investimentos financeiros consideráveis. A mediação dos ambientes virtuais pode proporcionar a interação dos estudantes de segurança no trabalho com situações de risco, identificando, avaliando, controlando e evitando a ocorrência de acidentes. Dentre esses ambientes, podem se destacar os serious games. Considerando os aspectos pontuados acima, surgiu a necessidade de investigar como desenvolver uma proposta de game design de um serious games que contribua para a formação e requalificação de técnicos e engenheiros de segurança do trabalho? Assim, este trabalho tem por objetivo propor o Documento de Game Design para o serious game SafeSkill a fim de contribuir para o processo de ensino-­aprendizagem de professores, alunos, técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, tendo como foco a aplicação da Norma Regulamentadora nº 18, que visa controlar as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. A metodologia utilizada nessa pesquisa consistiu no estudo e análise de similares, entrevistas com professores e alunos dos cursos de segurança no trabalho, a fim de delinear e sistematizar a produção do documento do jogo. O resultado da pesquisa é o Documento de Game Design produzido para subsidiar o processo de produção do jogo SafeSkill pelo SENAI Alagoas e outras instituições interessadas. ABSTRACT: Occupational safety is the junction of science and technology aimed at protecting the worker in his work environment, identifying, evaluating and controlling risk situations, in order to prevent accidents and occupational diseases. Within this context, it is essential that technical professionals in occupational safety can have a quality training in environments that provide simulation of the most diverse risk situations, which may occur in the workplace. However, the creation of one or more simulation environments that involve risk situations is not something simple to implement by technical or higher education institutions, requiring considerable financial investments. The mediation of virtual environments can provide the interaction of occupational safety students, with situations of risk, identifying, evaluating, controlling and avoiding the occurrence of accidents. Among these environments, serious games can be highlighted. Considering the aspects mentioned above, the need arose to investigate how to develop a game design proposal for serious games that contributes to the training and requalification of technicians and engineers of work safety? Thus, this paper aims to propose the Game Design Document for the serious game SafeSkill in order to contribute to the teaching-learning process of teachers, students, technicians and engineers of work safety, focusing on the application of the NR 18, which aims to control the conditions and working environment in the construction industry. The methodology used in this research consisted of the study and analysis of similar, interviews with teachers and students of the courses of occupational safety, in order to delineate and systematize the production of the game document. The result of the research is the Game Design Document produced to subsidize the production process of the SafeSkill game by SENAI Alagoas and other interested institutions.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/879
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliton Elói Brandão de Freitas.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC5.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.