Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/879
Title: SafeSkill: um serious game para estudantes e profissionais de segurança do trabalho -­ foco na indústria da construção civil
Authors: Alves, Lynn Rosalina Gama
Freitas, Eliton Elói Brandão de
Neves, Isa Beatriz da Cruz
Boratto, Murilo do Carmo
Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
Keywords: Serious games
Game design
Segurança do trabalho
Construção civil
Issue Date: 23-Mar-2017
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: FREITAS, Eliton Elói Brandão de; ALVES, Lynn Rosalina Gama (Orientadora). SafeSkill: um serious game para estudantes e profissionais de segurança do trabalho -­ foco na indústria da construção civil. Salvador, 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: A segurança do trabalho é a junção de ciência e tecnologias que visam proteger o trabalhador em seu ambiente laboral, identificando, avaliando e controlando situações de risco, com o intuito de prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Dentro deste contexto, é fundamental que os profissionais técnicos em segurança do trabalho possam ter uma formação de qualidade em ambientes que proporcionem simulação das mais diversas situações de risco, passíveis de ocorrer no local de trabalho. Porém, a criação de um ou mais ambientes de simulação que envolvam situações de risco não é algo simples de ser implementado por instituições de ensino técnico ou superior, requerendo investimentos financeiros consideráveis. A mediação dos ambientes virtuais pode proporcionar a interação dos estudantes de segurança no trabalho com situações de risco, identificando, avaliando, controlando e evitando a ocorrência de acidentes. Dentre esses ambientes, podem se destacar os serious games. Considerando os aspectos pontuados acima, surgiu a necessidade de investigar como desenvolver uma proposta de game design de um serious games que contribua para a formação e requalificação de técnicos e engenheiros de segurança do trabalho? Assim, este trabalho tem por objetivo propor o Documento de Game Design para o serious game SafeSkill a fim de contribuir para o processo de ensino-­aprendizagem de professores, alunos, técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, tendo como foco a aplicação da Norma Regulamentadora nº 18, que visa controlar as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. A metodologia utilizada nessa pesquisa consistiu no estudo e análise de similares, entrevistas com professores e alunos dos cursos de segurança no trabalho, a fim de delinear e sistematizar a produção do documento do jogo. O resultado da pesquisa é o Documento de Game Design produzido para subsidiar o processo de produção do jogo SafeSkill pelo SENAI Alagoas e outras instituições interessadas.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/879
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliton Elói Brandão de Freitas.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC5.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.