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Title: Uma avaliação da gestão da inovação nas empresas de TIC do estado da Bahia
Other Titles: An assessment of innovation management in ICT companies in the state of Bahia
Authors: Sanches, Danile de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Passos, Francisco Uchoa
metadata.dc.contributor.referees: Sampaio, Renelson Ribeiro
Mahl, Alzir Antonio
Keywords: Gestão da inovação;Aderência das empresas;Tecnologia da informação e comunicação - TIC;Desempenho das empresas
Issue Date: 31-Mar-2017
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: SANCHES, Danile de Carvalho. Uma avaliação da gestão da inovação nas empresas de TIC do estado da Bahia. Orientador: Francisco Uchôa Passos. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial ) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: O atual cenário econômico revela que o aumento da competitividade, a evolução tecnológica, a exigência dos mercados consumidores e a disputa por recursos cada vez mais escassos têm exigido mudanças significativas para o alcance do êxito empresarial. Em resposta a esse cenário, as organizações têm buscado a melhoria de seus resultados, por meio da inovação. Este fator levou as organizações a passarem a despender recursos financeiros para implantação de processos de gestão da inovação. A implantação de uma gestão da inovação eficaz passa necessariamente pela adoção de modelos que norteiem a construção de processos organizacionais através dos quais a inovação deve ser conduzida. Nos setores intensivos em tecnologia, em que os produtos e serviços têm maior conteúdo de conhecimento – recurso essencialmente intangível - esse papel apresenta características peculiares, pois o processo de gestão da inovação nesses setores estimula a criação de uma cultura empresarial de inovação contínua. O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de gestão da inovação nas empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC do Estado da Bahia. Para tanto, investigaram-se os seguintes aspectos: (a) grau de aderência das empresas ao modelo de gestão da inovação adotado pela pesquisa, onde serão consideradas as dimensões: estratégia, estrutura, cultura, pessoas e resultados; e (b) Associação entre a referida aderência e os desempenhos das empresas. Nesta pesquisa, a gestão da inovação foi vista como um processo estruturado apoiado em 5 (cinco) dimensões: estratégia, estrutura, cultura, pessoas e resultados. A partir da revisão da literatura, foi realizado um survey em 30 empresas. Para análise dos resultados, estratificou-se a amostra em 3(três) grupos: por porte; por localização; e pela natureza do produto, e verificaram-se diferenças significativas entre as médias desses estratos por meio de testes estatísticos. Constatou-se que o estrato “porte” não é um fator de diferenciação entre as empresas. No entanto, para os estratos “localização” e “natureza do produto” foi possível constatar diferenças, quanto ao modelo de gestão da inovação adotado para 4 (quatro) das 5 (cinco) dimensões: estrutura, pessoas, cultura e resultados. Apenas na dimensão estratégia elas não se diferenciaram. Por fim, partindo-se da premissa de que há correspondência entre práticas de gestão e desempenho, verificou-se a associação entre a aderência ao modelo de gestão da inovação adotado e o desempenho das 30 empresas analisadas. A análise da correspondência entre a aderência ao modelo de gestão da inovação adotado e o desempenho operacional das empresas revelou 3 grupos: grupo I – formado por 5 empresas que confirmam plenamente a premissa do estudo; grupo 2 – formado por 16 empresas que confirmam parcialmente a referida premissa; e grupo III – formado por 9 empresas para as quais não se achou a associação entre esforço para inovação e desempenho. Devido aos resultados encontrados, mostrou-se imprescindível uma análise qualitativa dos grupos I e III, observou-se que as empresas dos respectivos grupos possuem 12 práticas que as diferenciam. O foco dessa diferença parece estar na natureza do mix de produtos de cada grupo e na forma como o mercado demanda os respectivos produtos. Espera-se que a presente pesquisa traga informações às empresas de TIC do Estado da Bahia e permita a indução do processo de gestão da inovação para empresas de outros setores, no intuito de estimular a adoção de práticas inovativas, visando promover aquela atividade de forma sistêmica e integrada. ABSTRACT: The current economic scenario reveals that increased competitiveness, technological evolution, the demand of consumer markets and the dispute for increasingly scarce resources have required significant changes to achieve business success. In response to this scenario, organizations have sought to improve their results through innovation. This factor led organizations to spend financial resources to implement innovation management processes. The implementation of effective innovation management necessarily involves the adoption of models that guide the construction of organizational processes through which innovation must be conducted. In technology-intensive sectors, where products and services have greater knowledge content – ​​essentially an intangible resource – this role has peculiar characteristics, as the innovation management process in these sectors encourages the creation of a business culture of continuous innovation. The objective of this research is to investigate the process of innovation management in companies in the Information and Communication Technology - ICT sector in the State of Bahia. Therefore, the following aspects were investigated: (a) degree of adherence of companies to the innovation management model adopted by the research, where the dimensions will be considered: strategy, structure, culture, people and results; and (b) Association between said adherence and the companies' performance. In this research, innovation management was seen as a structured process supported by 5 (five) dimensions: strategy, structure, culture, people and results. Based on the literature review, a survey was carried out in 30 companies. To analyze the results, the sample was stratified into 3 (three) groups: by size; by location; and by the nature of the product, and significant differences were verified between the means of these strata by means of statistical tests. It was found that the “size” stratum is not a differentiating factor between companies.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/878
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