Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/877
Title: Melhores práticas em gestão de projetos e impactos no desempenho em desenvolvimentos de produtos: um estudo de caso na indústria automotiva
Authors: Figueiredo, Paulo Soares
Moróz, Cássio Veloso
Passos, Francisco Uchoa
Souza, Elisabeth Regina L. da Cruz
Keywords: Gestão de projetos
Indústria automotiva
Desenvolvimento de produtos
Times multifuncionais
Issue Date: 2-May-2017
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: MORÓZ, Cássio Veloso; FIGUEIREDO, Paulo Soares (Orientador). Melhores práticas em gestão de projetos e impactos no desempenho em desenvolvimento de produtos: um estudo de caso na indústria automotiva. Salvador, 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial ) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: Custo, qualidade e tempo são os principais critérios usados para se medir o sucesso em um projeto, mas há outros fatores que afetam os resultados. Os desafios de organizar e liderar os esforços de desenvolvimento de produto aumentam, em função de um contexto organizacional cada vez mais complexo, instável e competitivo, e são acentuados por novas tecnologias e imposições dos clientes, que se tornam gradativamente mais exigentes. Este trabalho trata dos fatores de sucesso e melhores práticas na gestão de projetos, focando em uma empresa da indústria automotiva nacional, no desenvolvimento de seus produtos. O objetivo é realizar uma ampla revisão da literatura das melhores práticas em gestão de projetos, voltadas para três dimensões-chave: estrutura organizacional, gestão de processos e coordenação, verificar a aderência da empresa às mesmas, e estimar o desempenho no desenvolvimento de produtos (qualidade, custo, prazo e flexibilidade), discutindo o provável impacto das práticas no desempenho obtido através de análise qualiquantitativa e para um período único. Para isto, por meio de um estudo de caso, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, buscou-se determinar as características existentes na empresa e as não mapeadas pela literatura levantada, identificando possíveis pontos de melhoria. A intenção é fazer uma contribuição para a literatura de melhores práticas e beneficiar médias e grandes empresas brasileiras inovadoras. Este estudo mostrou que, em vários casos, de forma uníssona, há indícios de que uma combinação de fatores, envolvendo: estrutura organizacional adequada, gestão de processos assertiva e times coesos e habilidosos, pode levar a uma boa gestão, aliada a técnicas de coordenação, no desenvolvimento de produtos. A boa aderência da empresa às melhores práticas se refletiu no ótimo desempenho aferido.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/877
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cássio Veloso Moróz.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC2.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.