Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/867
Title: Estudo de prospecção tecnológica: avaliação do depósito de patentes de uma amostra de indústrias localizadas no Polo Petroquímico de Camaçari
Authors: Sampaio, Renelson Ribeiro
Garrido, Eduardo Cardoso
Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Machado, Bruna Aparecida Souza
Rocha, Angela Machado
Keywords: Polo industrial - Camaçari
Prospecção tecnológica
Patentes
Issue Date: 8-Nov-2018
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: GARRIDO, Eduardo Cardoso; SAMPAIO, Renelson Ribeiro (Orientador); PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini (Coorientador). Estudo de prospecção tecnológica: avaliação do depósito de patentes de uma amostra de indústrias localizadas no polo petroquímico de Camaçari. Salvador, 2018. 148 f. TCCP (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial ) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.
Abstract: No ano de 2018 o Polo Petroquímico de Camaçari completa 40 anos de operação e de destaque perante o Brasil e o mundo. Este momento de celebração também gera, consigo, uma necessidade de reflexão, de como manter-se competitivo no cenário atual sob o ponto de vista tecnológico. Definiu-se como objeto de estudo de caso o levantamento do perfil de competitividade por inovação tecnológica das empresas presentes no Polo Petroquímico de Camaçari, com ênfase no seu processo de depósito de patentes e avaliação das seguintes companhias: Acrinor Acrilonitrila do Nordeste S.A., Bahiagás, BASF, Braskem, Cetrel, Cristal, Deten, Dow, Elekeiroz, EMCA, Monsanto, Oleoquímica, Oxiteno e Proquigel. O período de análise contemplado é de 1976 a 2016, uma faixa, portanto, de 40 anos. Para a finalidade do presente trabalho utilizou-se a plataforma denominada Questel Orbit, um sistema de busca e análise de informações contidas em patentes que permite aos usuários, empresas e instituições acessar informações de documentos de patentes em mais de 90 países. O trabalho verificou que os titulares buscam reivindicar patentes prioritariamente em sua origem, o que se reflete, no caso das companhias analisadas, em patentes depositadas no Brasil. Este é o caso da Bahiagás, da Braskem, da Cetrel, da Deten, da Elekeiroz e da Oxiteno, que depositaram em caráter prioritário a maioria de suas patentes em seu país de origem. Com relação ao quantitativo de patentes depositadas no período de 1976 a 2016, a BASF, a Dow e a Monsanto destacam-se, superando 10.000 (dez mil) patentes depositadas. Entretanto, faz-se importante ressaltar que tais resultados não se refletem em razão das suas Unidades localizadas no Polo Petroquímico de Camaçari, mas sim do comportamento mundial destas Companhias. Os Estados Unidos, a Europa, a China, o Japão, a Alemanha, a Índia, o México e o Brasil destacam-se quanto aos países em que as Companhias buscam realizar prioritariamente o depósito de suas famílias de patentes, seja em razão da proximidade de mercados ou em razão das plantas das companhias estarem aí instaladas. Verifica-se, para as empresas, uma grande concentração de patentes depositadas para os Domínios Tecnológicos relacionados à Química. São destaques as áreas de: Química Macromolecular, Polímeros; Química de Materiais Básicos; Química Orgânica Fina; Engenharia Química; Química de Alimentos; Outras Máquinas Especiais; Máquinas Têxteis e Máquinas de Papel; Tecnologia de Superfície, Revestimento; Materiais; Metalurgia; Farmacêutica; Biotecnologia. As seguintes ações de inovação foram verificadas nas companhias avaliadas: investimentos em inovação e P&D; centralização da P&D; cooperação tecnológica para a P&D por meio da inovação aberta (open innovation); incorporação tecnológica por absorção de empresas; e o segredo industrial como estratégia competitiva.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/867
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo Cardoso Garrido.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.