Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/865
Title: Análise de barreiras e oportunidades relacionadas a logística reversa de medicamentos: um estudo exploratório com a amoxicilina
Authors: Almeida, Edna dos Santos
Jesus, Bruna Emanuela Porto de
Machado, Bruna Aparecida Souza
Sampaio, Renelson Ribeiro
Santos Junior, Anibal de Freitas
Keywords: Logística reversa
Resíduos medicamentos
Cadeia de suprimento farmacêutica
Medicamentos - Descarte incorreto
Issue Date: 7-Jun-2018
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: JESUS, Bruna Emanuela Porto de; ALMEIDA, Edna dos Santos (Orientadora); MACHADO, Bruna Aparecida Souza (Coorientadora). Análise de barreiras e oportunidades relacionadas à logística reversa de medicamentos: um estudo exploratório com a amoxicilina. Salvador, 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.
Abstract: O mercado de medicamentos movimenta bilhões de reais no Brasil, sendo o uso desses, essencial para a manutenção da saúde da população. Contudo, a facilidade de aquisição, a automedicação, a “medicalização da vida”, o alto número de prescrições e o incentivo da mídia podem levar a um uso excessivo e, consequentemente, seu acúmulo nas residências. Um descarte incorreto deste resíduo acumulado pode ocasionar a contaminação do solo e dos corpos hídricos, já que estes possuem alguns componentes resistentes e de difícil decomposição. Logo, torna-se necessário haver a logística reversa destes medicamentos, a qual propõe restituir ao setor empresarial estes produtos para destinação final ambientalmente segura e correta. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo identificar barreiras e oportunidades que possam contribuir para um plano de logística reversa aplicável para o setor de medicamentos no Brasil, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, utilizando o medicamento amoxicilina como estudo de caso. Dessa forma, inicialmente foi realizada uma análise documental das legislações e normativas aplicáveis, onde foi estabelecido uma análise comparativa entre as experiências internacionais e o plano estadual implantado no estado do Paraná, tendo em vista que o Brasil carece de uma legislação nacional. A seguir, foi realizado um estudo de caso, utilizando-se um questionário que foi aplicado para os 3 atores da cadeia de medicamentos: indústria, distribuidora e farmácias, tendo o medicamento amoxicilina como referência para o estudo. Os resultados levantaram características importantes das experiências selecionadas, além disso, foi possível observar aspectos já existentes nas 3 categorias (indústrias, distribuidoras e farmácias) que podem auxiliar na implantação deste plano, assim como possibilitou notar as barreiras e oportunidades existentes para implementação de um plano de logística reversa de medicamentos nacional. Desta forma conclui-se que definir bem aspectos como: agentes envolvidos, pontos de coletas, destinação final, divulgação, valorização energética, custos e melhorias de procedimentos já existentes nas categorias estudadas podem auxiliar na implementação de um sistema de logística reversa de medicamentos no território brasileiro, minimizando as barreiras existentes.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/865
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Emanuela Porto de Jesus.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.