Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/862
Title: Análise do escoamento do biodiesel em queimadores industriais rotacionais utilizando fluidodinâmica computacional
Authors: Santos, Alex Álisson Bandeira
Cordeiro, Juliana de Oliveira
Tofaneli, Luzia Aparecida
Moreira, Davidson Martins
Mesquita, Maximilian Serguei
Keywords: Queimadores industriais
Biodiesel
Escoamento rotacional
Fluidodinâmica computacional
Issue Date: 29-Mar-2019
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: CORDEIRO, Juliana de Oliveira; SANTOS, Alex Álisson Bandeira (Orientador); TOFANELI, Luzia Aparecida. Análise do escoamento do biodiesel em queimadores industriais rotacionais utilizando fluidodinâmica computacional. Salvador, 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: Queimadores são os principais responsáveis pela combustão na indústria quando se trata de equipamentos como fornos, turbinas e caldeiras. Nestes processos de combustão, é frequente o uso de óleos pesados que normalmente apresentam alta densidade e baixa fluidez, isso está associado a uma difícil mistura e altos níveis de emissão quando queimados. Por isso, mediante a uma crescente preocupação com o meio ambiente, aumenta o interesse por substitutos para esses óleos como o biodiesel. Todavia, o biodiesel apresenta uma eficiência de queima e temperatura mais baixas que os combustíveis normalmente utilizados. Uma solução para o aumento da eficiência da queima é a utilização do escoamento rotacional que proporciona uma melhora na mistura entre combustível e oxidante resultando em diminuição das emissões, aumento da eficiência e redução no consumo de combustível. O objetivo desse trabalho é analisar, sem presença de reações ou queima, a influência da geometria direcionadora de ar na entrada do queimador no escoamento de biodiesel, para se obter o máximo de dispersão desse fluido e assim, melhorar a eficiência. A análise foi feita através da Fluidodinâmica Computacional (CFD, Computational Fluid Dynamics), utilizando o software Ansys CFX 19.0. Foram avaliadas as distribuições de fração volumétrica, a trajetória do escoamento e Swirl, qualitativamente e quantitativamente. Os resultados mostram que a geometria de entrada do queimador pode induzir o escoamento rotacional e aumentar a dispersão do biodiesel, melhorando a mistura entre combustível e oxidante.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/862
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana de Oliveira Cordeiro.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC2.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.