Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/838
Título: Avaliação da metodologia TheoPrax para o desenvolvimento de habilidades na formação profissional: olhares múltiplos
Autor(es): Passos, Francisco Uchoa
Passos, Caroline Dias
Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
Lordelo, Sayonara Nobre de Brito
Fiuza, Raigenis da Paz
Palavras-chave: TheoPrax,
Ensino técnico profissionalizante
Aluno - Habilidade
Data do documento: 2015
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: O desenvolvimento industrial, atrelado a necessidade por inovação em produtos, processos e sistemas de gestão tem sido fator determinante na busca por profissionais qualificados. Diante disso, questiona-se a educação profissional e seu papel de integrar às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduzindo o profissional ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Visando suprir a demanda por esses profissionais, o SENAI adotou uma metodologia que alia teoria e prática durante o ensino - TheoPrax. O objetivo deste trabalho é avaliar a aderência desta metodologia no ensino técnico profissionalizante e analisar a percepção de cada envolvido no desenvolvimento dos trabalhos. Consiste em pesquisa qualitativa, que utilizou o estudo de caso como principal estratégia de análise para os projetos desenvolvidos no período de 2012 a 2014. Como instrumento foram utilizados check list, para análise dos documentos relacionados à disseminação da metodologia, e questionários para avaliar a percepção dos egressos, docentes/orientadores e empresa sobre a contribuição da metodologia TheoPrax. Para avaliar a aderência foi realizada uma análise comparativa entre o que define a metodologia e os dados coletados; para verificar o nível de contribuição no desenvolvimento de habilidades comportamentais nos egressos foi utilizado IBM SPSS Statistics 22 e Minitab 17. Os resultados demonstraram que ainda são necessários ajustes na execução e monitoramento dos projetos, adoção de práticas e procedimentos para uma aderência mais efetiva da metodologia TheoPrax e que a implantação desta, nos cursos técnicos profissionalizantes, tem contribuído para o desenvolvimento de habilidades comportamentais nos alunos, sob a perspectiva dos egressos, docentes/orientadores e empresas.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/838
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caroline Dias Passos.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.