Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/836
Title: Alternativas de utilização de capacidade em uma linha de montagem de computadores – balanceamento heurístico e análise hierárquica auxiliando as decisões
Authors: Russel, Ricardo
metadata.dc.contributor.advisor: Passos, Francisco Uchoa
metadata.dc.contributor.referees: Figueiredo, Paulo Soares
Senna, Valter de
Ferreira, CRistiano Vasconcellos
Keywords: Análise hierárquica;Balanceamento de linha;Linha de montagem;Modelagem;Simulaçao;Tomada de decisão
Issue Date: 2014
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: RUSSEL, Ricardo. Alternativas de utilização de capacidade em uma linha de montagem de computadores – balanceamento heurístico e análise hierárquica auxiliando as decisões. Orientador: Francisco Uchoa Passos. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2014.
Abstract: Tendo em vista a necessidade da tomada de decisão quanto à ocupação de capacidade mais adequada a uma linha de montagem, surge a oportunidade do desenvolvimento de ferramentas que auxiliem aquele processo. Este trabalho apresenta uma possibilidade de balanceamento heurístico de uma linha de montagem de computadores pessoais e mostra um método de tomada de decisão para a ocupação da capacidade da linha da forma mais adequada ao negócio, levando em consideração o perfil da demanda e o uso eficiente dos recursos produtivos. Para as possibilidades de ocupação de capacidade da linha utilizou-se um software de simulação, e para a tomada de decisão quanto a melhor forma de ocupação de capacidade usou-se a metodologia do processo analítico hierárquico (AHP). Espera-se que o trabalho possa contribuir para a tomada de decisões semelhantes, em linhas de montagem com características próximas às da linha utilizada na presente aplicação empírica.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/836
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Russel.pdf5.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.