Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/835
Título: Autorias na produção de conteúdo: o estudo de caso do programa SENAI de educação a distância PS-EAD
Autor(es): Alves, Lynn
Cardoso, Regina Machado Araujo
Wachowicz, Marcos
Palavras-chave: Autoria
Direito autoral
Professor autor
PSEAD
Data do documento: 2014
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Sob o contexto da sociedade da informação e das tecnologias disponíveis para uso educacional surge a necessidade de se compreender: a produção autoral está sendo afetada pela revolução tecnológica e a consequente imaterialidade das obras? Esta dissertação teve como objetivo analisar as implicações das tecnologias digitais e telemáticas no processo autoral de desenvolvimento de conteúdos impressos e digitais para os professores vinculados à primeira etapa do Programa SENAI de Educação a Distância-PSEAD, realizada pelo SENAI Bahia. O recorte do objeto estudado se deu com um Estudo de Caso, no qual por intermédio dos instrumentos de observação participante, questionário e entrevista semiestruturada, identificou-se o perfil dos docentes mapeando as interações destes com as tecnologias digitais e telemáticas; investigou-se o nível de conhecimento da legislação autoral destes sujeitos e avaliou-se de que forma perfil e conhecimento refletiram na produção autoral. Os resultados revelaram que os sujeitos, embora possuam formação superior, muitas vezes com pós-graduação lato e stricto sensu, são usuários moderados de cultura digital, possuem conhecimento elementar na interação com as tecnologias e incipiente de legislação autoral. Concluiu-se que este desconhecimento refletiu na produção com a reescrita de módulos e trouxe impactos ao cronograma de desenvolvimento. Sugere-se que os processos de formação a serem realizados incluam a questão da autoria, preparando os docentes para o exercício da escrita adequada ao contexto no qual estão inseridos. A pesquisa realizada poderá contribuir orientando os gestores do programa no preenchimento das lacunas identificadas, na medida em que apresenta dados norteadores para o desenvolvimento de competências imprescindíveis na construção de um modelo de trabalho multidisciplinar, de caráter polivalente e eclético, mas não obrigatoriamente linear, que possa conjugar conhecimentos técnicos, tecnológicos e legais com a experiência, a criatividade e o caráter inovador, inerentes aos processos de autoria.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/835
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina Machado Araujo Cardoso.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.