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dc.contributor.advisorPereira-Guizzo, Camila de Sousa-
dc.contributor.authorSantos, Murilo-
dc.date.accessioned2016-10-07T11:42:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, Murilo. Avaliação da formação técnica para o setor industrial de Feira de Santana: um estudo de caso. Orientadora: Camila de Sousa Pereira-Guizzo. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/832-
dc.description.abstractA educação e formação profissionalizantes vêm passando por constantes mudanças ao longo dos últimos anos, impulsionadas pelo elevado nível tecnológico que as indústrias aplicam em seus processos e pela necessidade de inovar. A indústria e o ensino profissionalizante reconhecem que, atualmente, a inovação é tópico de primeira necessidade. As iniciativas de expansão da rede de aprendizado profissional, por parte do Ministério da Educação e a busca por talentos, por parte das organizações, evidenciam esse caminho de transformação: quanto mais valores tecnológicos forem agregados aos processos, melhor deve ser o capital humano, na busca por mais qualidade. A indústria é um dos setores mais importantes para a economia do Brasil, seu pleno desenvolvimento acelera o crescimento do país e promove a distribuição de riquezas. Porém, sem educação, essa engenharia socioeconômica não funciona, não evolui. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar, a partir das dificuldades e expectativas dos envolvidos, a interação do setor industrial com a formação técnica profissionalizante ofertada no país. Para cumprir com essa abordagem, foram aplicados questionários entre os alunos dos cursos regulares de uma unidade escolar de ensino técnico profissionalizante, localizado no interior do estado da Bahia. E também foram ouvidos profissionais, das áreas técnicas e de RH, das principais empresas locais do setor industrial. Os dados obtidos foram analisados, quantitativamente, por meio de estatística descritiva e inferencial. Os principais resultados indicam que o setor industrial local tem dificuldade para encontrar os profissionais de nível técnico que deseja, com perfil voltado para o trabalho em equipe, foco nos resultados e solução de problemas; além de discentes que enfrentam consideráveis obstáculos para desempenharem seus cursos. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para uma melhor formação e inserção profissional dos alunos, bem como para o desenvolvimento da indústria. ABSTRACT: Vocational education and training are undergoing constant changes. over the last few years, driven by the high technological level that industries apply in their processes and the need to innovate. The industry and the vocational education recognize that, currently, innovation is a topic of first need. The learning network expansion initiatives on the part of the Ministry of Education and the search for talent on the part of of organizations, show this path of transformation: the more values technologies are added to the processes, the better must be human capital, in search for more quality. Industry is one of the most important sectors for the economy, its full development accelerates the country's growth and promotes the distribution of wealth. But without education, this engineering socioeconomic does not work, does not evolve. Given this scenario, this study has with the objective of analyzing, from the difficulties and expectations of those involved, the interaction of the industrial sector with the vocational technical training offered in the parents. To comply with this approach, questionnaires were applied among the students of the regular courses of a school unit of technical education vocational training, located in the interior of the state of Bahia. and were also professional ears, from the technical and HR areas, from the main local companies in the industrial sector. The data obtained were analyzed quantitatively by means of descriptive and inferential statistics. The main results indicate that the sector local industrialist has difficulty finding technical-level professionals who wants, with a profile focused on teamwork, focus on results and solution of problems; as well as students who face considerable obstacles to perform their courses. It is expected that the results presented can contribute to a better training and professional insertion of students, as well as for the development of the industry.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectCurso técnicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento industrial regionalpt_BR
dc.titleAvaliação da formação técnica para o setor industrial de Feira de Santana: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of technical training for the industrial sector of Feira de Santana: a case study-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-10-08T11:42:45Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programGestão e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.advisor-coSampaio, Renelson Ribeiro-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

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