Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/828
Title: Gerenciamento de processo de negócio aplicado na atividade de manutenção industrial no setor de petróleo e gás.
Authors: Bastos, Eduardo Rocha
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Edna dos Santos
metadata.dc.contributor.referees: Sampaio, Renelson Ribeiro
Ávila Filho, Salvador
Keywords: Processo de negócio - Modelagem;Processo de negócio - Mapeamento;Manutenção industrial - Gestão;Equipe - Dimensionamento
Issue Date: 2014
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: BASTOS, Eduardo Rocha. Gerenciamento de processo de negócio aplicado na atividade de manutenção industrial no setor de petróleo e gás. Orientadora: Edna dos Santos Almeida. 2014. 123 f. Dissertação (Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2014.
Abstract: Nos dias atuais o segmento de petróleo e gás está constantemente em busca da melhoria contínua e uma maior eficiência em seus processos. Neste cenário a manutenção industrial ganha um destaque especial nas organizações. Como ferramenta para otimizar os processos, o mapeamento e modelagem de processo de negócio são bastante aplicados, fazendo parte do método de Gerenciamento de Processo de Negócio (BPM: Business Process Management). Este método, dentre outras vantagens, proporciona de forma menos subjetiva a definição dos processos executados pelas empresas e sua análise de forma a racionalizar sua execução. Esta dissertação tem como objetivo aplicar as etapas de mapeamento e modelagem de processo de negócio no setor de manutenção industrial em uma empresa do segmento de petróleo e gás, visando montar uma proposta para dimensionamento das equipes de manutenção dos terminais aquaviários. Como etapas da dissertação, foi realizado um levantamento dos processos e atividades executados no setor de manutenção industrial, de forma a identificar suas ineficiências e parâmetros que influenciam no dimensionamento das equipes de manutenção e elaborar uma proposta padrão para dimensionamento destas equipes nos terminais aquaviários, baseada em processos. Como resultado foi obtido um modelo capaz de, através de parâmetros de processos, atividades e características da unidade operacional, realizar uma sugestão quantitativa de pessoas e cargos para compor a equipe de execução da manutenção desta unidade. Este método foi aplicado em uma unidade da empresa para a formação do modelo e testado em mais 2 unidades, para comprovação dos resultados. Como conclusão verificou-se que o método de mapeamento e modelagem de processo pode ser utilizado como ferramenta para o dimensionamento de equipes, em especial na atividade de manutenção industrial.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/828
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo Rocha Bastos.pdf5.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.