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dc.contributor.advisorPassos, Francisco Uchôa-
dc.contributor.authorCerqueira, Ricardo Coutinho-
dc.date.accessioned2016-10-06T12:46:24Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Ricardo Coutinho. Gestão dimensional no desenvolvimento de produtos: uma aplicação na indústria automotiva. Orientador: Francisco Uchôa Passos. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/814-
dc.description.abstractDurante décadas a questão de variação dimensional de fabricação e montagem de produtos multi-componentes, como carros e aviões, foi tratada como um "problema" em que a produção tinha que conviver e controlar de maneira a assegurar a qualidade do produto. Nesse período, pouca ou nenhuma preocupação com os efeitos que essas variações podiam trazer na funcionalidade e aparência dos produtos eram observadas durante o desenvolvimento dos mesmos. Por isso projetos não-robustos à variação dimensional eram desenvolvidos, os quais deixavam para o "chão-de-fábrica" o legado de executar operações de refinamento e ajustes para entregar os produtos em conformidade com as especificações. Percebeu-se, então, que esses projetos não-robustos ocasionavam impactos diretos na perda de qualidade do produto, aumento de custos – tanto de desenvolvimento quanto de produção – atrasos no lançamento de novos produtos e aumento no tempo de ciclo de produção. Sendo assim, constatou-se a necessidade de inserir a questão de variação dimensional dentro do desenvolvimento de produtos, num ambriente de engenharia simultânea, com o intuito de conceber projetos robustos a essas variações inerentes aos processos manufatureiros. Daí surge o Design for Dimensional Control, que é um conjunto de métodos, procedimentos e ferramentas dedicados a gerenciar a variação dimensional durante o projeto, fabricação e montagem, com o intuito de atingir as expectativas de qualidade dos consumidores para os atributos estéticos e funcionais dos produtos. Este trabalho tem o objetivo de demonstrar como essa metodologia pode ser aplicada dentro do ambiente de desenvolvimento de produtos em uma indústria automotiva, a partir da observação de oportunidades de melhoria no processo atual de gestão dimensional desta companhia. Propõe-se obter um conjunto de práticas de gestão dimensional específico para esta empresa, aplicado ao caso particular do seu Centro de Desenvolvimento de Produtos localizado no Brasil, com potencial poder de adoção em outras empresas automotivas ou desenvolvedoras de produtos multicomponentes em geral. ABSTRACT: For decades the issue of dimensional variation in the manufacture and assembly of multi-component products such as cars and planes was treated as a "problem" in that production had to coexist and control in order to ensure the quality of the product. During this period, little or no concern with the effects that these variations could bring in the functionality and appearance of the products were observed during their development. Therefore non-robust designs to variation dimensional dimensions were developed, which left to the "factory floor" the legacy of perform refinement and adjustment operations to deliver the products accordingly with the specifications. It was noticed, then, that these non-robust projects caused direct impacts on the loss of product quality, increase in costs – both development and production – delays in the release of new products and increased production cycle time. Therefore, it was found that need to insert the issue of dimensional variation within the development of products, in an environment of simultaneous engineering, in order to design projects robust to these variations inherent to manufacturing processes. That's where the design comes from. for Dimensional Control, which is a set of methods, procedures, and tools dedicated to managing dimensional variation during design, fabrication and assembly, in order to meet consumers' quality expectations for the attributes aesthetic and functional of the products. This work aims to demonstrate how this methodology can be applied within the product development environment in an automotive industry, from the observation of opportunities for improvement in the current process of dimensional management of this company. It is proposed to obtain a set of dimensional management practices specific to this company, applied to the particular case of its Product Development Center located in Brazil, with potential power adoption in other automotive companies or multi-component product developers in general.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectGestão dimensionalpt_BR
dc.subjectEngenharia simultâneapt_BR
dc.subjectProduto - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleGestão dimensional no desenvolvimento de produtos: uma aplicação na indústria automotivapt_BR
dc.title.alternativeDimensional management in product development: an application in the automotive industry-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-10-07T12:46:24Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programGestão e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
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