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Title: Práticas e impactos do processo de desenvolvimento de produto em uma amostra de empresas do segmento moveleiro
Authors: Gomes, Marcus Vinicius Mendes
metadata.dc.contributor.advisor: Passos, Francisco Uchoa
metadata.dc.contributor.referees: Oliveira, Sergio Ricardo Goes
Ferreira, Cristiano Vasconcellos
Keywords: Produto - Desenvolvimento;Indústria moveleira;Modelo de referência
Issue Date: 2012
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: GOMES, Marcus Vinicius Mendes. Práticas e impactos do processo de desenvolvimento de produto em uma amostra de empresas do segmento moveleiro. Orientador: Francisco Uchoa Passos. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2012.
Abstract: O objetivo deste trabalho é verificar a aderência das práticas realizadas pelas empresas do setor moveleiro no desenvolvimento de produto em relação a um modelo formal de referência. Adicionalmente, verificou-se a associação entre a referida aderência e os resultados de negócio das empresas. O modelo formal de referência foi desenvolvido com base na literatura e em observações do processo de desenvolvimento de produto de micro, pequena e média empresas, a fim de que o mesmo se aproximasse da realidade do setor. Um questionário foi aplicado a 30 empresas moveleiras do país com o propósito de mapear as práticas utilizadas e aferir o quanto estas empresas se aproximam do modelo, bem como o alinhamento do mesmo com alguns resultados de negócio selecionados para a pesquisa. De acordo com a pesquisa pôde-se concluir que, de modo geral, a proximidade com o modelo de pesquisa corresponde ao atingimento de melhores resultados. Existe uma correlação do aumento dos resultados de faturamento e participação no mercado com a aderência ao modelo de desenvolvimento de produto. Isto sugere que as empresas que vislumbram crescimento provavelmente terão que buscar uma maior aproximação com um conjunto estruturado de práticas de desenvolvimento de produto. ABSTRACT: The objective of this work is to verify the adherence of practices carried out by companies in the furniture sector in product development in relation to a formal reference model. Additionally, there was an association between said adherence and the companies' business results. The formal reference model was developed based on the literature and on observations of the product development process of micro, small and medium-sized companies, in order to bring it closer to the reality of the sector. A questionnaire was applied to 30 furniture companies in the country with the purpose of mapping the practices used and assessing how close these companies are to the model, as well as its alignment with some business results selected for the research. According to the research, it was possible to conclude that, in general, the proximity to the research model corresponds to the achievement of better results. There is a correlation between the increase in revenue and market share results with adherence to the product development model. This suggests that companies that envision growth will likely have to seek a closer approach to a structured set of product development practices.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/812
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