Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/810
Título: Aplicação de simulação discreta na incorporação da tecnologia RFID no serviço de postagem de malotes em Salvador
Autor(es): Travassos Junior, Xisto Lucas
Joris, Jair Jairo
Pachekoski, Wagner
Weinzierl, Djonny
Palavras-chave: Simulação computacional
RFID
Objeto postal - Rastreamento
Data do documento: 2012
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: O mercado de operadores logísticos que atuam no segmento de entregas de encomendas no Brasil vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Este crescimento é um reflexo das transações realizadas no comércio eletrônico também conhecido como e-commerce. Existem empresas que se destacam neste cenário por conseguirem oferecer serviços com características modernas, que utilizam novas tecnologias em suas páginas eletrônicas, como a rastreabilidade dos objetos e a disponibilização de informações sobre as movimentações e distribuições físicas dos respectivos objetos. Este trabalho de pesquisa propõe-se a estudar o atual processo de recebimento e tratamento de malotes utilizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, nos procedimentos operacionais relacionados às encomendas, com objetivo de verificação da viabilidade técnica da aplicação de tecnologia RFID – Radio Frequency Identification (Identificação por Radiofrequência). A realização do estudo foi focada no processo de postagem do segmento de Malotes dos Correios, por representar um potencial de eventos que oportunizam as movimentações e rastreamento. Neste contexto, foi aplicada a ferramenta de simulação computacional para eventos discretos, confrontando com o modelo de aplicação de RFID para logística postal conhecido internacionalmente. No desenvolvimento do trabalho por meio da simulação computacional, foram identificadas situações em que alguns objetos não conseguem efetivar a postagem e lacunas que não contemplam o rastreamento. Foi possível ainda, estudar a aplicabilidade de uma proposta intermediária do atual processo de postagem dos Correios, com o modelo de utilização de RFID para logística postal. A partir da análise dos resultados obtidos nas simulações são apontadas situações que sinalizam vantagens para aplicação da tecnologia RFID considerando os aspectos estruturais do sistema atualmente utilizado.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/810
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Jair Joris.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.