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Title: Estudo multi-caso de empresas de micro, pequeno e médio porte sob análise do nível de inserção do design
Other Titles: MULTI-CASE STUDY OF MICRO COMPANIES, SMALL AND MEDIUM SIZE UNDER ANALYSIS OF THE LEVEL OF DESIGN INSERTION
Authors: Nolasco, Ângela Xavier de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Sampaio, Renelson Ribeiro
metadata.dc.contributor.referees: Oliveira, Sergio Ricardo Goes
Factum, Ana Beatriz Simon
Keywords: Design - Gestão;Inovação;MPME´s;Pequena e média empresa;Escada do design
Issue Date: 2012
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: NOLASCO, Ângela Xavier de Souza. Estudo multi-caso de empresas de micro, pequeno e médio porte sob análise do nível de inserção do design. Orientador: Renelson Ribeiro Sampaio. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2012.
Abstract: É extensa a literatura e pesquisas científicas acerca do Design como um dos elementos contribuintes para o aumento da competitividade das empresas de diversos portes. O foco deste estudo reside no interesse de analisar o nível de inserção do Design nas Micro, Pequenas e Médias Empresas – MPME´s, de forma que estas poderão levar à adoção do design de forma sistemática para a agregação de valor e diferenciação. Os diferentes entendimentos do que é Design e de seus benefícios tem levado às MPME´s a contratá-lo de forma pontual pensando apenas em seus aspectos estéticos. Consequentemente, perde-se a oportunidade de explorarem, de forma sistematizada e planejada, o seu potencial enquanto indutor de capacidade de inovação na empresa. Foi realizada pesquisa de cunho social que tem sua abordagem metodológica qualitativa de base exploratória. Para tal foram realizadas entrevistas através de questionários semiestruturados, fundamentado na atual forma de identificação do nível de inserção do design nas empresas (Escada do Design da Swedish Industrial Design Foundation - S.V.I.D.) e nas Práticas e Princípios Inovadores. A pesquisa abrangeu os níveis de inserção de design nas MPME’s através de entrevista com seus diretores, gerentes e/ou proprietários identificando o nível de entendimento de design e identificando os quatro princípios e práticas da Inovação e gestão empreendedora em suas empresas. As entrevistas permitiram maior familiaridade com o problema com foco em torná-lo mais explicito. Através da análise dos resultados com base na pesquisa bibliográfica foi possível identificar o nível de inserção do design que pode levar as MPME´s a adotarem o design de forma sistemática e planejada. A partir da escada do design da SVID, que apresenta quatro degraus de maturidade do design na empresa, o presente estudo propõe a agregação, a partir do quarto degrau, das Práticas e Princípios de Drucker de 1986 como identificador da capacidade de inovação da empresa, bem como a adoção de mais dois degraus com base no sugerido por Viladas (2008) e nos atuais estudos de Gestão de Design e de Design Estratégico, a Inovação dirigida pelo Design. ABSTRACT: It is very large the literature and scientific research about design as one of the elements that have contributed to the increase of the competition among companies of different sizes. The focus of this study is on the interest of analyzing the level of going deep of the design into Micro, Small and Medium Enterprises – MSME’s, in such a way that those companies could adopt the design in a systematic way, in order to aggregate value and innovation to its products. The different understandings of that design is, and its benefits, have led the MSME’s to adopt it only concerned with aesthetic look. Because of this understanding, many companies miss the opportunity to explore design in a better and planned way, in other words, they miss its power of improving the capacity of innovation. The research was conducted of social which has its methodological approach of qualitative exploratory basis. For this doing research they performed interviews with questions semi-structured, based on the current way of identifying the level of going deep of the design in the companies (The Design Ladder from Swedish Industrial Design Foundation - S.V.I.D.), and in Innovative Practices and Principles. The research covered the levels of going deep of the design in the Micro, Small and Medium Enterprises through interviews with its directors, managers and/or owners, checking the level of their understanding of what design is, and identifying the four Principles and Practices of Innovation and Managing of their companies. The interviews allowed a closer approach to the problem in such a way, that people could notice clearly. With the analysis of the data, based on bibliographic research, it was possible to identify the level of the going deep of the design that can led Micro, Small and Medium Enterprises to adopt design on a planned way. Using The Design Ladder from S.V.I.D. that defines four steps of maturity of the design in a company, the present study proposes the aggregation of the Practices and Principles by Drucker, from 1986, starting from the fourth step, as an identifier of the capacity of innovation of the company, as well as the adoption of two more steps based on the Villadas (2008) suggested, and in current studies of Design Management and Strategy Design, Innovation Driven by Design.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/800
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