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dc.contributor.advisorCarreira Neto, Manoel-
dc.contributor.authorTravassos, Ricardo Lima-
dc.date.accessioned2016-10-03T13:54:15Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationTRAVASSOS, Ricardo Lima. Avaliação de penetração de banhos de pintura em áreas fechadas com pequenas distâncias entre chapas. Orientador: Manoel Carreira Neto. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/796-
dc.description.abstractDevido à acirrada competetividade no ambiente automobilistico, se faz necessário melhorias do produto desde à sua concepção até à entrega ao consumidor. Como exemplo do peso do veículo aliado com a redução dos custos, através da redução da espessura e/ou do tipo material da chapa metalica utilizada. Para viabilização dessas ações são realizadas mudança no perfil, introdução de vincos e repuxos, além de outros recursos de engenharia, com significativas variações na forma das peças e redução das distâncias nas regiões da interface entre as peças envolvidas. Essa redução na estrutura das carrocerias de automóveis, impacta negativamente no acesso dos banhos de pintura, afetando a qualidade da proteção à corrosão. Fundamentado nessa premissa, esse trabalho busca avaliar, a influência das pequenas distâncias entre chapas, no processo de pintura por imersão, focado na proteção anticorrosiva da coluna central do habitáculo do veículo (coluna "B"). As análises realizadas necessitaram de conhecimento mais aprofundado de sistemas de proteção à corrosão, como pintura automotiva (pré-tratamento, eletrodeposição, tintas) e resvestimento superficial (galvanização). Para avaliação da influência da distância entre chapas, na proteção anticorrosiva, foram realizados experimentos, que simulassem a realidade de uma região de um conjunto estrutural dos automóveis (coluna "B" e reforços), incrementando-se a distância entre as chapas em 0,75 mm até atingir 5,25 mm. Após passagem pelos processos de pintura, foi observado o resultado da fosfatização e da pintura por Imersão (Eletrodeposição). Após a realização dos experimentos, em instalações de pintura similares à automotiva, foi observado que há influência do acabamento superficial e do espaçamento entre as chapas, na formação da camada de fosfato e na distribuição da espessura camada da película de tinta. Foi gerada uma equação que pode-se prever a camada da película de tinta a ser aplicada para situações de pequenas distâncias entre chapas, como nas regiões internas e/ou caixas fechadas dos veículos, que poderá servir para futuras decisões no conceito dos projetos sob o ponto de vista de proteção anticorrosiva. ABSTRACT: Due to the fierce competition in the automotive environment, it is necessary to product improvements from conception to delivery to the consumer. Like example of the weight of the vehicle combined with the reduction of costs, through the reduction of the thickness and/or material type of the sheet metal used. for feasibility of these actions are carried out changes in the profile, introduction of creases and as well as other engineering features, with significant variations in the shape of the parts and reduction of distances in the interface regions between the parts involved. This reduction in the structure of car bodies negatively impacts access to paint baths, affecting the quality of corrosion protection. Based on this premise, this work seeks to evaluate the influence of small distances between sheets, in the immersion painting process, focused on the corrosion protection of the vehicle's passenger compartment center column ("B" column). At performed analyzes required more in-depth knowledge of systems corrosion protection, such as automotive painting (pre-treatment, electroplating, paints) and surface coating (galvanizing). To evaluate the influence of the distance between plates, in the anticorrosive protection, experiments were carried out, which simulated the reality of a region of a structural set of cars (column "B" and reinforcements), increasing the distance between the sheets by 0.75 mm until reaching 5.25 mm. After passing through the painting processes, the result of phosphating and painting by Immersion (Electrodeposition). After carrying out the experiments, in painting installations similar to the automotive industry, it was observed that there is an influence of the surface finish and the spacing between the sheets, in the formation of the phosphate layer and in the distribution the thickness of the paint film layer. An equation was generated that can be predict the layer of paint film to be applied for small situations distances between sheets, as in the internal regions and/or closed boxes of the vehicles, which may serve for future decisions in the concept of projects under the corrosion protection point of viewpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectEletrodeposiçãopt_BR
dc.subjectFosfatizaçãopt_BR
dc.subjectGalvanizaçãopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.titleAvaliação de penetração de banhos de pintura em áreas fechadas com pequenas distâncias entre chapaspt_BR
dc.title.alternativePenetration evaluation of paint baths in closed areas with small distances between sheets-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-10-04T13:54:15Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programGestão e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.advisor-coBarra, Sergio Rodrigues-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

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