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Título: Avaliação experimental do desempenho de motores do ciclo diesel utilizando misturas biodiesel/diesel marítimo
Autor(es): Santos, Alex Álisson Bandeira
Souza, Luciano Santos Azevedo
Guarieiro, Lílian Lefol Nani
Sampaio, Renelson Ribeiro
Pau, Felipe
Palavras-chave: BIodiesel
Diesel marítimo
Enxofre - Alto teor
Motor diesel
Data do documento: 2011
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: A matriz energética mundial está focada em combustíveis de origem fóssil, contudo, as preocupações sócio-ambientais e as restrições das reservas de petróleo (matéria-prima do óleo diesel) remetem a uma busca por soluções alternativas para os combustíveis originados de petróleo. O Brasil tem se apresentado como um dos países mais promissores para produção de combustíveis alternativos, o que pode ser observado a partir do sucesso da utilização do etanol, e mais recentemente, do biodiesel. O óleo diesel é muito utilizado no Brasil e sua composição pode apresentar elevado teor de enxofre com até 5.000 ppm (0,5% em massa) a depender de sua finalidade, como é o caso do combustível utilizado em embarcações, o chamado diesel marítimo. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho (potência, torque e consumo de combustível) de motores do ciclo diesel abastecidos com misturas de diesel marítimo e biodiesel. Os combustíveis avaliados foram as misturas de 5% (B5); 10% (B10); 20% (B20); 40% (B40), 60% (B60) de biodiesel adicionado ao diesel marítimo e o biodiesel puro (B100). Os resultados obtidos para potência demonstram que as misturas de biodiesel tiveram melhor desempenho na rotação em torno de 2500 rpm com 91,4; 91,1; 91,1; 90,2; 89,7; 87,6 kW para B5, B10, B20, B40, B60 e B100, respectivamente, enquanto que para o diesel marítimo foi obtida uma potência de 85,5 kW em mesma rotação. Os resultados de torque obtidos para as misturas combustíveis estiveram na faixa de 366 – 374 Nm na rotação em torno de 1500 rpm e 370 Nm para o diesel marítimo em mesma rotação. O diesel marítimo apresentou os melhores resultados de consumo de combustível (20,8 kg/h a 1500 rpm). A utilização de diesel marítimo adicionado de 5% de biodiesel foi 7,7% mais vantajoso economicamente do que diesel marítimo puro.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/795
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