Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/789
Título: Rede de sensores wireless para o monitoramento remoto e não intrusivo de pessoas em ambiente domiciliar unipessoal
Autor(es): Silva, Valéria Loureiro da
Soares, Charles Lima
Senna, Valter de
Monteiro, Roberto Luiz Souza
Soussa, Márcio Renê Brandão
Palavras-chave: Computação pervasiva
Rede de sensor
Zigbee
Monitoramento remoto de idoso
Data do documento: 2016
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Diversas pesquisas, tanto em âmbito nacional como internacional, apontam para um crescente aumento do número de domicílios unipessoais, isto é, domicílios onde mora apenas uma pessoa e desse universo, uma parcela significativa é representada por idosos. Sob outra perspectiva, a recente evolução das áreas de microeletrônica e redes de sensores sem fio vem possibilitando o surgimento dos mais diversos projetos de monitoramento remoto, desde controles de processos industriais até estudos do comportamento de oceanos, vulcões, rios, florestas e indivíduos. Neste trabalho, uma rede de sensores de presença sem fio, para o monitoramento da movimentação de idosos em ambientes unidomiciliares foi implantada em duas residências. Os resultados mostram que é possível identificar comportamentos típicos dos idosos e desvio dos mesmos. A utilização dos dispositivos de rádio ZigBee em modo de “sleep” cíclico, permitem redução significativa no consumo de energia, tornando possível a utilização de baterias para alimentação dos nós sensores.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/789
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Charles_Versão Final Aprovada pela Banca - 24-08-2016.pdf14.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.