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Title: Análise de falha em um cesto de centrífuga fabricado em liga de níquel c-22 sob ataque intergranular
Authors: Tourinho, Carlos André da Rocha
metadata.dc.contributor.advisor: Carreira Neto, Manoel
Keywords: Liga de níquel;Cromo;Corrosão intergranular;Precipitado intermetálicos;Solubilização - Recozimento;Molibdênio
Issue Date: 2011
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: TOURINHO, Carlos André da Rocha. Análise de falha em um cesto de centrífuga fabricado em liga de níquel C-22 sob ataque intergranular. Orientador: Manoel Carreira Neto. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2011.
Abstract: As ligas ternárias de Ni-Cr-Mo são materiais de alta performance resistentes à corrosão historicamente utilizadas em indústrias químicas e petroquímicas em processos críticos, com aplicação onde os aços inoxidáveis e superinoxidáveis não apresentam aplicação técnica satisfatória e/ou economicamente viável. Apresentam excelente resistência a corrosão generalizada e localizada, entretanto, uma má qualidade microestrutural ou métodos de fabricação inadequados podem promover sensitização seguida de corrosão intergranular severa em determinados meios. Um cesto rotativo fundido da liga CX2MW (Ni-Cr-Mo - UNS - N26022) de uma centrífuga tipo raspagem de 1,6 m de diâmetro, apresentou defeitos lineares visuais tipo trinca, detectados em uma manutenção preventiva, bem como outras indicações lineares reveladas pelo ensaio de líquido penetrante. Foi realizada réplica metalográfica de campo e verificado indicações lineares com morfologia intergranular e distribuição generalizada no campo analisado, coerentes com o mecanismo de corrosão intergranular. Foi verificada também precipitação alinhada de fases secundárias em contornos de grãos. O cesto foi trocado por um novo e foram removidas amostras para avaliação no Microscópio Eletrônico de Varredura e por espectroscopia de energia dispersiva de Raio-X, para realização de análise de falha mais aprofundada. Foi caracterizado que o mecanismo de falha é corrosão intergranular promovido pela existência de precipitados intermetálicos ricos em Mo, distribuídos de forma alinhada e contínua nos contornos de grão, que em contato com o meio agressivo são dissolvidos formando caminhos intergranulares de corrosão. Esses precipitados são originários do processo de fundição da peça. Foi realizado tratamento térmico de recozimento de solubilização em uma parte removida do cesto, utilizando-se parâmetros sugeridos pela bibliografia, com o intuito de verificar a possibilidade de reutilização de uma peça com o dano já instalado ou evitar que peças novas sejam fabricadas com a mesma vulnerabilidade.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/786
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