Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/781
Title: | O fluxo do conhecimento durante a criação de um produto automotivo: uma proposta de gerenciamento |
Other Titles: | The flow of knowledge during the creation of an automotive product: a management proposal |
Authors: | Moraes, Marcelus de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Sampaio, Renelson R. |
metadata.dc.contributor.referees: | Hastenreiter Filho, Horacio Nelson Passos, Francisco Uchoa |
Keywords: | Desenvolvimento automobilístico;Desenvolvimento de produto;Inovação;Modelo SECI;Rede social;Conhecimento |
Issue Date: | 27-Oct-2010 |
Publisher: | Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC |
Citation: | MORAES, Marcelus de. O fluxo do conhecimento durante a criação de um produto automotivo: uma proposta de gerenciamento. Orientador: Renelson Ribeiro Sampaio. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2010. |
Abstract: | Para manter a vantagem competitiva, as empresas têm que inovar. Alta qualidade, baixo custo e diversidade de produtos não são suficientes no cenário atual. Velocidade e Flexibilidade também são cruciais, e estes fatores estão interligados a capacidade de uma empresa em buscar inovações em seus processos. Inovação refere-se à introdução de algo novo ou o aperfeiçoamento no ambiente produtivo, que resulte em novos produtos, processos ou serviço. Uma empresa aumenta a probabilidade de vencer os concorrentes quando sua disputa baseia-se em inovações sucessivas e sustentáveis. Para Nonaka e Takeuchi (1997), o que diferencia as empresas orientais das ocidentais é a capacidade de compartilhamento de informações. O compartilhamento de informações em seus departamentos pode dar à empresa uma vantagem competitiva; o modelo proposto por Nonaka e Takeuchi foi denominado modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização do conhecimento). Ele sugere que novos conhecimentos podem surgir a partir do conhecimento inicial. Considerando tais fatores, o presente trabalho buscará mapear o processo de desenvolvimento de produtos de uma montadora automotiva, analisando e mapeando o processo de governança de desenvolvimento de produto (PDP). A contribuição do estudo ocorre na análise crítica dos resultados observados a partir do mapeamento obtido da Rede Social associada ao PDP em dado momento, e a definição das ligações fortes e fracas dessa rede. Alem disso, a integração entre o ARS e o modelo SECI fornece uma noção de até que ponto a rede estudada contribui para a difusão e a elevação do nível de conhecimento técnico, bem como a sua comparação com a rede formal, delimitada pelos procedimentos escritos da empresa. ABSTRACT: To maintain competitive advantage, companies have to innovate. High quality, low cost and product diversity are not enough in the current scenario. Speed and Flexibility are also crucial, and these factors are linked to ability of a company to seek innovations in its processes. Innovation it refers to the introduction of something new or the improvement in the productive environment, that results in new products, processes or services. A company increases the probability of beating competitors when their dispute is based on successive and sustainable innovations. For Nonaka and Takeuchi (1997), what differentiates eastern from western companies is the ability to share of information. Sharing information across your departments can give the company a competitive advantage; the model proposed by Nonaka and Takeuchi was called the SECI model (Socialization, Externalization, Combination and Internalization of knowledge). He suggests that new knowledge can arise from initial knowledge. Considering these factors, the present work will seek to map the product development process of a automotive assembler, analyzing and mapping the governance process of product development (PDP). The contribution of the study occurs in the analysis criticism of the results observed from the mapping obtained from the Social Network associated with the PDP at a given time, and the definition of strong and weak links that network. In addition, the integration between the ARS and the SECI model provides a notion of the extent to which the studied network contributes to the diffusion and elevation of the level of technical knowledge, as well as its comparison with the formal network, delimited by the written procedures of the company. |
URI: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/781 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPG GETEC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Marcelus de Moraes.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.