Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/776
Título: Mapeamento da cadeia de valor para identificação de oportunidades de redução de custo no processo de montagem de veículos de passeio
Autor(es): Passos, Francisco Uchoa
Pinheiro Junior, Durval
Bruni, Adriano Leal
Sampaio, Renelson
Palavras-chave: Cadeia de valor - Mapeamento
Produtividade
Custo operacional
Manufatura enxuta
Indicador de processo
Variável de entrada
Data do documento: 2010
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Esta dissertação de mestrado trata da aplicação da ferramenta da Manufatura Enxuta conhecida como VSM – Value Stream Mapping (Mapeamento da Cadeia de Valor) para promover redução do custo operacional de um processo de montagem de veículos de passeio. Tem como objetivo desenvolver um modelo de aplicação específico da referida ferramenta para processos alta complexidade, isto é, produtos formados por muitas peças de forma a ser adotado em conjunto com a gestão corporativa de redução de custos da Ford Motor Company Brasil Ltda. Foi construído, após análise das melhores oportunidades de redução de custo no processo, obtendo como resultado indicações de possibilidades de melhorias pontuais no processo mapeado durante o estudo de caso, tais como aumento da eficiência global das maquinas, redução da complexidade de peças no produto, eliminação de falhas de montagem e redução de desperdício de materiais. Finalmente o modelo de aplicação específico do VSM proposto por este trabalho apresenta também possibilidade de aplicação em processos de fabricação de autopeças.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/776
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Durval Pinheiro Júnior.pdf972.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.