Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/756
Título: ECOM modelo computacional de seleção automática de termos candidatos a partir de mineração de textos para auxiliar na construção de ontologias
Autor(es): Sampaio, Renelson Ribeiro
Araújo, Keller Santos de
Rezende, Gabriela
Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
Palavras-chave: Mineração de texto
Ontologia
Web semântica
Conhecimento - Descoberta
Data do documento: 2013
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Vivencia-se uma consolidação crescente em progressões geométricas, não só da convergência digital, mas também da criação de conteúdos totalmente já digitalizados. No entanto, grande parte dessas informações disponíveis na Web mantém como característica principal a interpretação do seu conteúdo direcionada a pessoas e não a programas de computador. Neste contexto, a construção de ontologias pode ser vista como um passo importante de evolução na específicacão de conhecimento. Por isso, muitos estudos são realizados acerca da referida construção e sua estrutura. Todavia, os estudos encontrados não apresentam um modelo computacional que associe as técnicas de mineração de textos e gestão do conhecimento para construir uma lista de termos candidatos para auxiliar no processo de construção de ontologias de domínio a partir dos resultados da aplicação destas técnicas. Diante disso, e com base nos estudos realizados, o problema estudado nessa disserta ção visa diminuir a intervenção manual e a dependência de especialistas do domínio na construção de ontologias de domínio unindo mineração de texto e gestão do conhecimento. Dentro desse contexto, o objetivo desse trabalho é projetar um modelo para eleição de termos candidatos para auxiliar no processo de construção de ontologias de domínio a partir dos resultados das técnicas de mineração de textos aplicadas a uma dada amostra de documentos científicos não estruturados do domínio selecionado pelo usuário. O modelo proposto tem como finalidade subsidiar a diminuição da interven ção manual e da dependência de especialistas do domínio no processo de construção de ontologias. Apesar do modelo construir uma lista de termos candidatos e não construir ontologias, os termos candidatos podem auxiliar no melhor mapeamento do domínio e na consequente construção de novas ontologias, ou seja, o modelo proposto pode colaborar na construção de bases ontológicas, e consequentemente, no seu aumento.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/756
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Keller Santos de Araujo.pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.