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dc.contributor.advisorAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.authorSilva, Alberto Vianna Dias da-
dc.date.accessioned2016-09-28T17:03:57Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, Alberto Vianna Dias da. Um modelo de cloud gaming para jogos digitais. Orientadora: Lynn Rosalina Gama Alves. 2014. 66 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, Salvador, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/751-
dc.description.abstractO maior mercado de entretenimento na atualidade e o de jogos, superando at e Hollywood, posicionando o desenvolvimento destes artefatos culturais como um dos empreendimentos mais lucrativos para investimento global. Outra area em constante crescimento e a de dispositivos m oveis. Hoje, já existem mais cartões SIMs - Subscriber Identity Module habilitados do que pessoas no Brasil. Consequentemente, o desenvolvimento de jogos para celulares e smartphones também cresceu, sendo hoje um dos principais segmentos de desenvolvimento de jogos no Brasil. Dentro deste contexto, e considerando que as políticas públicas educacionais visam disponibilizar tablets para alunos e professores da rede pública, torna-se fundamental a busca de estratégias viabilizando acesso aos conteúdos que serão produzidos para estes âmbitos tecnológicos. Na realidade brasileira hoje, até o jogo com os gráficos mais simples, dificilmente poderia ser utilizado em uma escola p ublica ou privada, devido ao fato de possuírem máquinas de baixo recurso computacional e devido a falta de máquinas para todos os alunos. Então, como proporcionar aos alunos uma experiência educacional, com jogos, dentro da escola? Este trabalho apresenta, como objetivo, propor uma solução computacional em que o processamento dos jogos educativos seja deslocado do dispositivo móvel ou dos computadores e direcionado para o cluster de desenvolvimento do SENAI-CIMATEC (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia), atuando assim como uma nuvem nos conceitos de Cloud Computing e descartando a estrutura computacional das escolas. Esta tecnologia possibilita ao usuário do dispositivo m ovel a execução de um jogo em seu aparelho, em que o processamento e realizado na nuvem e o dispositivo e responsável somente pelo envio de comandos de interação e pelo recebimento das imagens para gerar o vídeo. O desenvolvimento do modelo de arquitetura utilizou a UML - Uni- ed Modeling Language como planejamento e neste trabalho foram criados o diagrama de caso de uso, os diagramas de classes e os diagramas de sequência. Para validar esse modelo, um jogo de memória foi desenvolvido executando na nuvem e sendo jogado de forma transparente por usuários utilizando dispositivos móveis com o sistema operacional Android. ABSTRACT: The biggest entertainment market today is the games market, surpassing even Hollywood, positioning the development of these cultural artifacts as one of the most profitable ventures for global investment. Another area that is constantly growing is mobile devices. Today, there are already more SIM cards - Subscriber Identity Module enabled than people in Brazil. Consequently, the development of games for cell phones and smartphones also grew, being today one of the main segments of game development in Brazil. Within this context, and considering that public educational policies aim to make tablets available to students and teachers in the public network, it is essential to search for strategies that enable access to the content that will be produced for these technological areas. In the Brazilian reality today, even the game with the simplest graphics could hardly be used in a public or private school, due to the fact that they have machines with low computational resources and due to the lack of machines for all students. So, how to provide students with an educational experience, with games, inside the school? The objective of this work is to propose a computational solution in which the processing of educational games is moved from the mobile device or computers and directed to the development cluster of SENAI-CIMATEC (National Service for Industrial Learning - Integrated Center for Manufacture and Technology ), thus acting as a cloud in the concepts of Cloud Computing and discarding the computational structure of schools. This technology allows the mobile device user to run a game on their device, in which the processing is performed in the cloud and the device is responsible only for sending interaction commands and receiving images to generate the video. The development of the architectural model used the UML - United Modeling Language as planning and in this work the use case diagram, the class diagrams and the sequence diagrams were created. To validate this model, a memory game was developed running in the cloud and being played transparently by users using mobile devices with the Android operating system.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectComputação em nuvempt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.titleUm modelo de cloud gaming para jogos digitaispt_BR
dc.title.alternativeA cloud gaming model for digital gamesIn
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-29T17:03:57Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programModelagem Computacional e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.advisor-coSouza, Josemar Rodrigues de-
dc.contributor.refereesClua, Esteban Walter Gonzalez-
dc.contributor.refereesSampaio, Renelson Ribeiro-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

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