Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/745
Título: MOFI: modelo computacional para recuperação de informação baseado em ontologias, folksonomia e indexação automática de conteúdo
Autor(es): Pereira, Hernane Borges de Barros
Reis, Uedson Santos
Souza, Josemar Rodrigues de
Monteiro, Sonia Limoeiro
Palavras-chave: MOFI
Ontologia
Folksonomia
Conteúdo - Indexação automática
Data do documento: Fev-2011
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: A maior parte do conteúdo disponível na web só tem significado para os seres humanos, não podendo ser entendido pela máquina em um contexto semântico. Como reflexo disso, a maioria dos motores de busca na web leva a sintaxe em consideração, e não a semântica, no momento de realizar uma busca, o que nem sempre traz um resultado satisfatório. Uma das formas de ampliar a semântica, nesse contexto, e a incorporação de sistemas de representação do conhecimento, como por exemplo, as ontologias, que possam ser manipulados e entendidos por sistemas computacionais. A utilização da Folksonomia (i.e. classificação feita por pessoas) nesse contexto também pode auxiliar na ampliação da semântica desses dados, principalmente se for utilizada de forma integrada com as ontologias. Esta dissertação e fruto de um projeto que propõe a construção de um modelo computacional que permita a construção de bases de dados semi-estruturados pautadas em ontologias, folksonomia e indexação autom ática de arquivos, de modo a facilitar a classificação e recuperação de conteúdos armazenados nesta base. Para construção deste projeto foram feitos levantamentos bibliográfi cos, coleta e análise de dados na web e o desenvolvimento de um sistema web seguindo o modelo incremental de desenvolvimento de software. Como contribuição temos a proposta do uso de um sistema de representação do conhecimento, como as ontologias, para aperfeiçoamento das buscas.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/745
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_UedsonReis.pdf4.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.