Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/741
Título: Desenvolvimento e avaliação de software para comunicação aumentativa alternativa baseada em libras: um recurso de tecnologia assistiva
Autor(es): Travassos, Lucas
Cruz, Gigedo da Silva
Cia, Fátima
Cunha, Ana Isabela
Palavras-chave: Tecnologia assistiva
LIBRAS
Teste de usabilidade
Comunicação Aumentativa Alternativa
Data do documento: 2013
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Pessoas com paralisia cerebral e surdez podem apresentar dificuldades severas de comunicação. Para essas pessoas a comunicação pode ocorrer por meio de técnicas de Comunicação Aumentativa Alternativa e/ou por meio da Língua Brasileira de Sinais. Contudo, a revisão de literatura revela a necessidade de investimento nas pesquisas de Tecnologia Assistiva, considerando inclusive o atual contexto de inovação tecnológica e suas diversas implicações para profissionais e para a sociedade. Assim, o investimento na cria c~ao de produtos de Tecnologia Assistiva e de fundamental importância para a ciência por favorecer a funcionalidade, a qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com de ciência. Buscando facilitar a comunicação dessas pessoas, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e avaliar um software para Comunicação Aumentativa Alternativa baseado em LIBRAS, que foi denominado LOQUI-Libras. O desenvolvimento do LOQUI-Libras ocorreu em etapas, baseado nos princípios da Engenharia de Software. Para testar a interação do LOQUI-Libras com usuários, participaram do estudo quatro criançaas, sendo que três eram surdas e uma delas possuía Paralisia Cerebral e surdez. A idade das crian ças variou entre 7 e 11 anos de idade. Três crianças são do sexo feminino e uma do sexo masculino. Para a realização da pesquisa, os principais procedimentos abrangeram análise do público alvo, análise da infraestrutura tecnológica e testes de usabilidade entre os usuários e o LOQUI-Libras. Os principais resultados mostraram que o LOQUI-Libras e um software que atende aos requisitos de eficiência, eficácia e satisfação dos usuários. Como foi criado e testado para facilitar a comunicação de pessoas com de ciência, o LOQUI-Libras pode ser visto como um recurso de Tecnologia Assistiva, de grande utilidade para as interações sociais e para o desenvolvimento humano. Al em disso, o LOQUI-Libras pode ser utilizado para o ensino da Língua Brasileira de Sinais e em diferentes contextos de aprendizagem e orientação profissional.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/741
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Gigedo da Silva Cruz.pdf3.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.