Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/732
Título: Modelagem da antiga muralha de Salvador e seu entorno no século XVI para o ensino de história sob uma perspectiva sociointeracionista
Autor(es): Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
Freitas, Kleber Almeida
Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
Brito, Gilmário Moreira
Palavras-chave: Simulação
Aprendizagem significativa
Muralha primitiva
História
Data do documento: 2012
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Partimos do problema de que inexistia um modelo computacional sociointeracionista que simulasse a antiga muralha da cidade do Salvador e seu entorno na primeira metade do século XVI. Portanto, o presente estudo consistiu na construção de um modelo computacional 3D que promovesse a simulação da Muralha Primitiva da cidade do Salvador no século XVI e o seu entorno. Desta forma, além da muralha, foram também modelados o espaço externo; alguns prédios oficiais e casas residenciais; elementos funcionais e os sujeitos étnicos-sociais que aí viviam e compuseram esta História. Fez parte do modelo a utilização de elementos interativos para que o usuário contemporâneo participasse e se envolvesse com o contexto histórico estudado. Assim, esta modelagem se propôs a constituir-se em objeto de aprendizagem ligado às Ciências Sociais, mas especificamente ao ensino de História, e a testar sua utilidade na educação formal ou informal, bem como em museus virtuais e outros espaços educacionais, de maneira a verificar se era capaz de proporcionar aprendizagem significativa. Para esta investigação consideramos o binômio teoria-prática/sujeito-objeto e seus reflexos no que diz respeito à construção do nosso modelo, bem como na elaboração desta dissertação. Deste modo, metodologicamente nos apoiamos na teoria praxiológica Gramsciana e no que tange a pesquisa de campo caminhamos em direção a uma pesquisa semi-experimental. Como ferramentas computacionais de apoio à modelagem utilizamos o Blender 3D, o Photoshop, a engine Unity e a linguagem de programação Java Script. Os dados que sustentaram a pesquisa foram coletados com alunos do curso EaD de Graduação em História da Universidade Aberta do Brasil em parceria com Universidade Estadual da Bahia, no Pólo presencial de Esplanada. Depois da análise dos dados coletados e apresentação dos resultados concluímos pela validade e sucesso de nossa modelagem no que diz respeito as suas finalidades educativas, pois verificamos que o nosso modelo é capaz de proporcionar um ensino mais qualitativo e prazeroso de História.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/732
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO KLEBER Almeida Freitas.pdf11.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.