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dc.contributor.advisorPereira-Guizzo, Camila de Sousa-
dc.contributor.authorCunha, Sueli Neide Silva da-
dc.date.accessioned2016-09-22T12:06:38Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/726-
dc.description.abstractDesenvolver práticas de atividades de vida diária é fundamental para a independência e autoestima de crianças com paralisia cerebral. As dificuldades de realizar tais práticas como, por exemplo, tomar banho, comer e vestir, podem ocorrer devido aos comprometimentos motores existentes. Diante da necessidade de despertar na criança com paralisia cerebral o reconhecimento de práticas cotidianas, esta pesquisa objetiva modelar um jogo educativo na temática das Atividades de Vida Diária (AVD) para criança com paralisia cerebral. Para atendimento a esta proposta, tem-se como objetivos específicos elaborar requisitos necessários para o desenvolvimento do jogo proposto; identificar nível de independência da criança nas atividades de vida diária; analisar os efeitos do jogo modelado para identificação dos objetos e suas respectivas ações nas AVD; relatar a interação da criança com o jogo digital em cada sessão. O jogo proposto trata-se de um jogo de memória, que foi desenvolvido para inserção no sistema embarcado de Comunicação Aumentativa e Alternativa, apresentando às crianças ações relacionadas às atividades de vida diária, tais como higiene, alimentação e vestuário. Participou do estudo uma criança com paralisa cerebral, com idade de 5 anos, do sexo masculino. Para coleta dos dados, foi realizada avaliação de necessidades dos sujeitos e, em seguida, entrevista com o responsável pela criança indicada para aplicação do Catálogo de Avaliação do Nível de Independência de Crianças de 4 a 8 anos nas Atividades de Vida Diária. Depois da amostra selecionada, foi realizado procedimento experimental, na perspectiva de delineamento intrasujeitos, com a apresentação de figuras relacionadas à AVD como linha de base. Partindo desta etapa, foi realizada a etapa de intervenção com o jogo modelado, realizada em oito sessões, com duração de aproximadamente 30 minutos cada. Os resultados de identificação de necessidades revelam que a criança apresenta semi-independência nas AVDs. A intervenção indica que a mediação com o jogo digital permitiu um crescimento de acertos das figuras durante as sessões, sugerindo que a criança ampliou a capacidade de associação de objetos às ações de AVD. Com esse trabalho foi possível reafirmar a importância da atividade lúdica para os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança e, especificamente, com Paralisia Cerebral. ABSTRACT: Developing practices of activities of daily living is fundamental for the independence and self-esteem of children with cerebral palsy. The difficulties of performing such practices as, for example, bathing, eating and dressing, may occur due to existing motor impairments. Faced with the need to awaken in children with cerebral palsy the recognition of everyday practices, This research aims to model an educational game on the theme of Activities of Daily Living (ADL) for children with cerebral palsy. To meet this proposal, the specific objectives are to elaborate necessary requirements for the development of the proposed game; identify the child's level of independence in the activities of daily living; analyze the effects of the modeled game to identify the objects and their respective actions in ADL; report the child's interaction with the game digital in each session. The proposed game is a memory game, which was developed for insertion in the embedded system of Augmentative Communication and Alternative, presenting children with actions related to life activities daily life, such as hygiene, food and clothing. One child participated in the study with cerebral palsy, aged 5 years, male. For collection of data, an assessment of the subjects' needs was carried out and, then, interview with the person responsible for the child indicated for application of the Assessment of the Level of Independence of Children from 4 to 8 years old in the Activities of Daily life. After the sample was selected, a procedure was performed experimental, from the perspective of intra-subjects design, with the presentation of ADL-related figures as a baseline. Starting from this stage, the intervention stage with the modeled game, carried out in eight sessions, lasting approximately 30 minutes each. The identification results of needs reveal that the child is semi-independent in ADLs. THE intervention indicates that mediation with the digital game allowed a growth of correct figures during the sessions, suggesting that the child expanded the ability to associate objects to AVD actions. With this work it was possible to reaffirm the importance of recreational activities for the processes of child's development and learning, and specifically with Paralysis brain.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectAtividade diáriapt_BR
dc.titleModelagem de um jogo digital para atividades de vida diária aplicado a criança com paralisia cerebralpt_BR
dc.title.alternativeModeling a digital game for activities of daily living applied to children with cerebral palsy-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-23T12:06:38Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programModelagem Computacional e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.advisor-coSampaio, Renelson Ribeiro-
dc.contributor.refereesAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

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