Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatta, Alfredo Eurico Rodrigues-
dc.contributor.authorSantos, Carmen Cristina Dias dos-
dc.date.accessioned2016-09-22T12:05:11Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/725-
dc.description.abstractOs jogos Role Player Game (RPG) são atrativos e estimulantes para o processo de ensino- aprendizagem da geometria por ter elementos essências ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e por possuir características que possibilitam uma melhor aquisição do conhecimento. A idéia de associar o jogo RPG com a geometria, em especial os poliedros de Platão, integra a questão do desenvolvimento da aprendizagem pela prática, o que facilita a sedimentação do conhecimento e oferece maior flexibilidade na construção e reconstrução de conceitos. A proposta do RPG não se limita a uma disputa individualizada entre os participantes; ao contrário, estimula a colaboração entre todos os envolvidos na elucidação dos desafios propostos. Tal característica vai ao encontro do sistema pedagógico que estimula o processo do ensino-aprendizagem significativo, conforme descrito na teoria de Lev S. Vygotsky e Paulo Freire. Um bom exemplo disso é o RPG Geo Moodle. O jogo foi planejado e desenvolvido especificamente para a prática na plataforma Moodle; a Interface apresentada é de fácil compreensão e uso, principalmente em relação aos objetos a serem manipulados, como os tipos de dados, o fórum, o subtópico e outros itens que estão integrados ao modelo. No RPG Geo Moodle – dados de múltiplas faces – o ambiente do jogo, mas, sim, o sistema de rolamento dos dados que é condizente com a proposta pedagógica da aprendizagem significativa. O jogo induz o aluno a se tornar responsável por sua própria construção do conhecimento, por meio da experiência e da interação com o objeto. Esta pesquisa usou uma abordagem praxiológica aplicada a uma metodologia semi-experimental, composta por um grupo piloto com dez alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino da cidade de Salvador, BA. O objetivo é demonstrar que o RPG Geo pode propiciar aos educadores e educandos uma nova prática para o processo de ensino-aprendizagem da geometria, por meio da associação entre os dados de múltiplas faces representados pelos Poliedros de Platão. ABSTRACT: Role Player Game (RPG) games are attractive and stimulating for the process of teaching-learning of geometry for having essential elements to the development of logical-mathematical reasoning and for having characteristics that enable better knowledge acquisition. The idea of ​​associating the RPG game with geometry, especially Plato's polyhedra, integrates the question of development of learning through practice, which facilitates the sedimentation of the knowledge and offers greater flexibility in building and rebuilding concepts. The RPG proposal is not limited to an individualized dispute between the participants; on the contrary, it encourages collaboration between all those involved in the elucidation of the proposed challenges. This feature is in line with the system pedagogy that stimulates the process of meaningful teaching-learning, as described in the theory of Lev S. Vygotsky and Paulo Freire. A good example of this is the RPG Geo Moodle. The game was planned and developed specifically for the practice on the Moodle platform; the interface presented is easy to understand and use, mainly in relation to the objects to be manipulated, such as the types of data, forum, subtopic, and other items that are integrated into the template. in RPG Geo Moodle – multifaceted dice – the game environment, but rather the system rolling data that is consistent with the pedagogical proposal of the meaningful learning. The game induces the student to become responsible for his own construction of knowledge, through experience and interaction with the object. This research used a praxeological approach applied to a semi-experimental methodology, composed of a pilot group with ten students from the High School of the State Public School Network in the city of Salvador, BA. THE objective is to demonstrate that RPG Geo can provide educators and students with a new practice for the teaching-learning process of geometry, through of the association between the dice of multiple faces represented by the Polyhedra of Plato.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectRPG Geopt_BR
dc.subjectPoliedro de Platãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleRPG geo moodle: modelagem dos dados de múltiplas facespt_BR
dc.title.alternativeGeo Moodle RPG: Modeling the Multiple Faces Dice-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-23T12:05:11Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programModelagem Computacional e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesMatta, Alfredo Eurico Rodrigues-
dc.contributor.refereesSampaio, Renelson Ribeiro-
dc.contributor.refereesPaiva, João Carlos de Matos-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_CARMEN.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.