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dc.contributor.advisorPereira-Guizzo, Camila de Sousa-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Inês de Jesus-
dc.date.accessioned2016-09-22T12:03:09Z-
dc.date.issued2011-08-29-
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/721-
dc.description.abstractNa perspectiva da Tecnologia Assistiva e de sua aplicação no contexto da Comunicação Aumentativa e Alternativa, os jogos digitais podem ser produzidos e aplicados em atividades lúdicas junto às crianças com transtorno severo da fala com o intuito de ampliar a comunicação e, consequentemente, contribuir para a promoção do desenvolvimento infantil. Diante desses pressupostos, este trabalho tem por objetivo analisar a frequência de ocorrência das diferentes formas de comunicação de crianças com Paralisia Cerebral sem oralidade durante atividades com jogos digitais. Participaram desta pesquisa quatro crianças com Paralisia Cerebral sem oralidade, sendo três do sexo masculino e uma do sexo feminino com idades entre 7 e 12 anos. Todas as crianças apresentaram severos distúrbios na comunicação oral. Atentos às necessidades das crianças, três jogos digitais foram desenvolvidos nas temáticas: Segurança Alimentar, Segurança Pública e Cidade Sustentável. As atividades com os três jogos digitais ocorreram em cinco sessões, com duração de aproximadamente 30 minutos com cada criança. A partir da análise das filmagens e das anotações do diário de campo, foi possível identificar a ocorrência de cinco categorias de comunicação, na seguinte ordem decrescente: Vocal e não verbal, Não verbal, Vocal com ajuda, Não verbal com ajuda e Vocal. Ainda que nos três jogos digitais tenha sido observada a ocorrência dos diferentes tipos de comunicação, foi no jogo Alimentação que ocorreu maior frequência das categorias analisadas. Discute-se a importância da análise das diferentes possibilidades de expressão dessas crianças para o planejamento de intervenções mais eficazes, favorecendo, por sua vez, o desenvolvimento e a autonomia dessas Crianças com Paralisia Cerebral sem oralidade. ABSTRACT: According to the assistive technology approach to help people who are physically impaired and its application in the context of Alternative Communication, digital games can be produced and applied in playful activities with children with severe speech disorder in order to expand communication and consequently contribute to the promotion of child development. Given these assumptions, this work aims to analyze the frequency of occurrence from different forms of communication in nonspeaking children with cerebral palsy during digital game activities. Four children with cerebral palsy participated in this study being three male and one female aged between 7 and 12 years. All children had severe oral communication disability. Attentive to the children needs three digital games were developed for this population in the following themes: Food Safety, Public Safety and Sustainable City. The activities with the three digital games occurred in five sessions, lasting about 30 minutes with each child. From the analysis of the footage recorded during the observation and notes from the field diary it was possible to identify the occurrence of five categories of communication, in decreasing order: Vocal and non-verbal, non verbal, vocal with help, non verbal with help and vocal. Even the occurrence of different types of communication has been observed in the three digital games it was in the Food Safety game that analyzed categories most occurred. This work discusses the importance of analysis from different possibilities of expression for those children in order to plan more effective interventions, contributing to the development and autonomy in nonspeaking children with cerebral palsy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.titleTecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral sem oralidade: avaliação da comunicação durante atividades com jogos digitaispt_BR
dc.title.alternativeAssistive technology for children with cerebral palsy without orality: assessment of communication during activities with digital games-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-23T12:03:09Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programModelagem Computacional e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.advisor-coSampaio, Renelson Ribeiro-
dc.contributor.refereesMiranda, Teresinha Guimarães-
dc.contributor.refereesTravassos Júnior, Xisto Lucas-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

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Dissertação Maria Inês de Jesus Ferreira atualizada 30.07.12.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


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