Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/720
Título: Um modelo para o processo de design de Interfaces de jogos digitais com fins pedagógicos
Autor(es): Alves, Lynn Rosalina Gama
Souza Neto, Félix
Pereira, Hernane Borges de Barros
Tavares, Rogério Júnior Correia
Palavras-chave: Aprendizagem
Interfaces gráficas de usuário
Jogo digital
Data do documento: Nov-2011
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Os adventos do computador e da internet impulsionaram diversas transformações no modo como as pessoas interagem com as tecnologias e, hoje, de modo significativo, têm viabilizado novas formas de comunicação, de aprendizagem e de trabalho. Neste cenário, os jogos digitais que até a década de 80 eram compreendidos como artefatos direcionados ao entretenimento ganham novos sentidos e passam a ser vistos como espaços fecundos para o processo de ensino aprendizagem. São muitas as causas e entre elas, o poder destas mídias para atrair, motivar e ampliar as experiências imersivas dos jogadores, mobilizando o desejo destes sujeitos. Se sistemas digitais são mediadores que permitem que os sujeitos realizem suas tarefas, e os games, na condição de sistemas, são capazes de mediar o aprendizado, logo as interfaces são as responsáveis por estruturar a relação do sujeito cognoscente com o jogo, permitindo que este apreenda como funciona o jogo, mas também todo o conteúdo disponibilizado pela mídia. Com base nesta premissa, o principal problema desta investigação é como estruturar um processo para o design de interfaces de usuário para jogos digitais que favoreçam a aprendizagem de conteúdos escolares. Esta investigação foi realizada tomando como referência o desenvolvimento de um jogo com conteúdo de História Regional da Bahia, o Búzios: Ecos da Liberdade. Como resultado, este trabalho propõe um modelo para o processo de design de interfaces de jogos digitais com fins pedagógicos. Para tanto o desenvolvimento do modelo foi fundamentado em conceitos de: design de games, design industrial, design de softwares e da aprendizagem baseada em games.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/720
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Felix de Souza Neto.pdf5.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.