Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatta, Alfredo Eurico-
dc.contributor.authorSantos, Cleide Tavares Bittencourt-
dc.date.accessioned2016-09-22T12:01:12Z-
dc.date.issued2011-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Cleide Tavares Bittencourt. Interface para EAD: foco nas comunidades de aprendizagem. Orientador: Cleide Tavares Bittencourt Santos. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/717-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo a Modelagem de Interface de um Sistema EAD que atendesse as necessidades de Comunidades de Aprendizagem, mas que não perdesse o foco na usabilidade dessa interface, ou seja, no design de interação. A proposta dessa interface deveria possuir características interacionistas baseando-se nos estudos da teoria do conhecimento e da modelagem da interatividade humana. O estudo aborda ainda abordou o contexto tecnológico da sociedade atual, tendendo para as características e atitudes dos sujeitos sociais, analisando a importância dos conceitos sócio-interacionistas, tendendo para o conceito das comunidades de aprendizagem. Para a Modelagem do Sistema foram apresentados os ambientes que iriam ser contemplados nessa proposta, assim como também uma rápida apresentação do estudo teórico referencial que foi desenvolvido pelos autores individuais de cada um dos ambientes. Ainda na parte da modelagem foram apresentados os critérios de usabilidade que a interface deveria contemplar. A idéia desse estudo surgiu a partir da necessidade percebida de um grupo de pesquisa que desenvolvia isoladamente ambientes virtuais de aprendizagem para atender às necessidades de comunidades de aprendizagem. Nesse sentido percebemos que os sistemas voltados a aprendizagem disponíveis no mercado são insuficientes para construção do conhecimento coletivo existentes, capazes de compor um Sistema de Educação a Distancia numa abordagem de comunidades de aprendizagem. Esse estudo delineou-se uma parte teórica e outra prática, quando foi avaliado a efetividade da interface proposta. Para a avaliação da efetividade da interface do Sistema proposto utilizamos a técnica heurística através de procedimentos analíticos realizados por especialistas na área baseado em um roteiro sem-estruturado. ABSTRACT: The present work had as objective the Interface Modeling of a EAD system that would meet the needs of communities of Learning, but not losing focus on the usability of this interface, that is, in interaction design. The proposal for this interface should have interactionist characteristics based on studies of the theory of knowledge and modeling of human interactivity. The study also addresses the technological context of today's society, tending to the characteristics and attitudes of social subjects, analyzing the importance of socio-interactionist concepts, tending towards the concept of learning communities. For the Modeling of the System, the environments that would be contemplated in this proposal, as well as a quick presentation of the referential theoretical study that was developed by the individual authors of each of the environments. Also in the modeling part, the usability criteria that the interface should meet. The idea of ​​this study arose from the perceived need of a group of research that developed isolated virtual learning environments to meet the needs of learning communities. In that sense we perceive that the systems oriented to the learning available in the market are insufficient for the construction of collective knowledge existing systems, capable of composing a Distance Education System in a learning communities approach. This study outlined a theoretical part and another practical part, when the effectiveness of the interface was evaluated proposal. To evaluate the effectiveness of the interface of the proposed System, we used the heuristic technique through analytical procedures performed by experts in the field based on an unstructured roadmap.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.subjectComunidade de aprendizagempt_BR
dc.subjectInterfacept_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.titleInterface para EAD: foco nas comunidades de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeInterface for ODL: focus on learning communities-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-23T12:01:12Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programModelagem Computacional e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesSampaio, Renelson-
dc.contributor.refereesPinto, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Cleide Tavares Bittencourt Santos.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.