Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/716
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Hernane Borges de Barros-
dc.contributor.authorSantos, Lucio Marcos Silva dos-
dc.date.accessioned2016-09-22T11:31:02Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/716-
dc.description.abstractO estudo da propagação da informação em ambientes heterogêneos vem despertando muita curiosidade. A internet veio favorecer a disseminação de uma quantidade enorme de dados e informações. Indivíduos que recebem esses dados e informações encaminham para outros indivíduos e/ou grupos de indivíduos considerando diversos aspectos que vão desde relações pessoais a compromissos profissionais. No âmbito escolar, estudar o processo de influência e propagação da informação entre indivíduos em sala de aula requer um conhecimento do ambiente (e.g. docentes e discentes, regras da instituição etc.) e de suas características. Este trabalho estuda o processo de influência e propagação da informação entre indivíduos em sala de aula utilizando a teoria de redes complexas especificamente, redes sociais. Para obter esse resultado, foi necessária a criação de uma base de dados, através de um questionário que foi construído com apoio da psicologia organizacional. Este questionário contém informações dos alunos sobre sua instituição de ensino superior, seus professores e seus colegas de turma. A aplicação do questionário foi realizada em três momentos distintos do segundo semestre letivo de 2006 em duas faculdades particulares, situadas em Salvador, Bahia. Os nomes das faculdades e dos alunos foram preservados, por este motivo, foram usadas as siglas (FLMV,FLMD) para as faculdades e (B) para os alunos. Usando os dados de relacionamento obtidos das respostas do questionário, foram criadas matrizes de adjacência para cada questão. As matrizes de adjacência foram usadas pelo Algoritmo VISÃO para avaliar a propagação da informação a partir de estímulos nos n os da rede. ABSTRACT: The way information spreads within non homogeneous environments has been a source of speculation over time. The Internet has helped the spread of information at an unprecedented scale. We both receive and forward information at an astonishing rate. In a classroom the way information moves amongst individuals is challenging and demands knowledge of the school environment and its characteristics. In this work, we examine how information moves and propagates between individuals in a classroom, based on complex social networks. Using techniques developed for organizational psychology we prepared a questionnaire aimed at capturing the way the students see their lecturers, colleagues and teaching institution. This questionnaire was applied to the students of three different moments during the academic year: at the beginning of the second semester (1st week); at the end of the first unit (approximately half semester) and at the end of the semester (2006). The academic institutions were FLMD (Administration courses; 1st, 2nd and 3rd semesters) and FLMV (Administration course; 2nd semester). The results were collected in a database for later use. Based on the results obtained from the questionnaires, for each question a network model was built. The adjacency matrices for these networks were used by the software VISION, developed specifically to analyze how information propagates through the network from a node stimuluspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectInformação - Propagaçãopt_BR
dc.subjectRede complexapt_BR
dc.titleEstudo da propagação da informação entre estudantes de ensino superior: análise de centralidade e prestígiopt_BR
dc.title.alternativeStudy of the spread of information among higher education students: analysis of centrality and prestige-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-23T11:31:02Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programModelagem Computacional e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesFarias, Paulo Cesar M. de Abreu-
dc.contributor.refereesMoret, Marcelo A.-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertacaoMestrado Lucio Marcos.pdf3.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.