Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/715
Título: Indicadores sociais e econômicos em uma cooperativa de táxis (Salvador-BA) por meio de análise das séries temporais.
Autor(es): Zebende, Gilney Figueira
Silva, Pedro Alves da
Arruda, Alberto Sebastião de
Moret, Marcelo Albano
Palavras-chave: Modelo computacional
Série temporal
Data do documento: Nov-2009
Editor: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Resumo: Nesta dissertação é realizado um estudo das variáveis econômicas e sociais do CEAT, cooperativa de recuperação de veículos táxis envolvidos em acidentes de trânsito em Salvador – Bahia. As referidas variáveis foram coletadas diariamente no período compreendido entre janeiro de 2002 a junho de 2007, e depois foram ordenadas no tempo. Com a análise de séries temporais, modelamos o comportamento das variáveis e investigamos a presença de autocorrelação e correlação cruzada, utilizando métodos tradicionais e também os não tradicionais, como o DFA e o DCCA. No estudo da autocorrelação os resultados mostraram consistência entre o método tradicional e o DFA, porém no do estudo das correlações cruzadas o DCCA se mostrou mais eficiente na visualização de tais correlações não evidenciadas pelos métodos tradicionais.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/715
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Pedro.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.