Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSampaio, Renelson-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Izabel Lopes de-
dc.date.accessioned2016-09-16T14:07:06Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Izabel Lopes de. Objeto de aprendizagem: um estudo sobre o desempenho dos alunos na interpretação da função quadrática. Orientador: Renelson Ribeiro Sampaio. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/714-
dc.description.abstractA utilização de tecnologias, como computadores, pela sociedade contemporânea é cada vez mais crescente pois, tem se tornado mais acessível esse instrumento de informação e comunicação. Entre os jovens, o uso diário de computadores é uma realidade, entretanto, nas escolas ainda é principiante o uso dessa tecnologia no ensino. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo pesquisar e explorar a aplicabilidade do software Modellus para uma aprendizagem significativa de Função Quadrática com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Trata-se de uma investigação sobre as contribuições de um instrumento tecnológico, um Objeto de Aprendizagem, na construção de significados da Função Quadrática – FQ. Esse objeto é formado por simulações e modelos de FQ, que através da modelagem computacional foram implementados no software Modellus. A investigação foi realizada com um grupo de alunos da 1ª série do ensino médio, de uma escola pública, a pesquisa consistiu da observação dos significados atribuídos pelos alunos na exploração do Objeto. A abordagem metodológica empregada é de cunho qualitativo, um estudo de caso, que envolveu um grupo de sete sujeitos, realizado em dez encontros, através da observação participante. A pesquisa apontou que a experimentação com o Objeto (representação das diversas formas de Função Quadrática, as equações – parte algébrica e a curva parábola – parte geométrica, a visualização da representação gráfica de forma dinâmica no software), possibilitou ao grupo investigado, conceber de forma significativa conceitos pertinentes a Função Quadrática. Essa experimentação inspirou a construção de modelos que representam o processo de atribuição dos significados dos sujeitos envolvidos. ABSTRACT: The use of technologies, such as computers, by contemporary society is increasingly growing because this instrument has become more accessible of information and communication. Among young people, the daily use of computers is a reality, however, in schools the use of this technology in teaching. In this sense, the present work aims to research and explore the applicability of the Modellus software for a significant learning of Quadratic Function with 1st grade students High school. This is an investigation into the contributions of a technological instrument, a Learning Object, in the construction of meanings of the Quadratic Function – FQ. This object is formed by simulations and FQ models, which through computational modeling were implemented in the Modellus software. The investigation was carried out with a group of students from the 1st grade of high school, from a public school, the research consisted of observation of the meanings attributed by the students in the exploration of the Object. THE methodological approach used is qualitative, a case study, which involved a group of seven subjects, carried out in ten meetings, through the participant observation. The research pointed out that experimentation with the Object (representation of the various forms of Quadratic Function, the equations - part algebra and the parabola curve – geometric part, visualization of the representation dynamically in the software), made it possible for the investigated group to to significantly conceive concepts relevant to the Quadratic Function. That experimentation inspired the construction of models that represent the process of attribution of the meanings of the subjects involved.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectFunção quadráticapt_BR
dc.subjectMatemática - Ensinopt_BR
dc.titleObjeto de aprendizagem: um estudo sobre o desempenho dos alunos na interpretação da função quadrática.pt_BR
dc.title.alternativeLearning object: a study on the performance of students in the interpretation of the quadratic function.-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-17T14:07:06Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programModelagem Computacional e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesMauro, Suzeli-
dc.contributor.refereesAlves, Lynn Rosalina Gama-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Maria Izabel.pdf4.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.