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dc.contributor.advisorAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.authorCarneiro, José Luis de Almeida-
dc.date.accessioned2016-09-16T13:49:47Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/713-
dc.description.abstractEste trabalho propõe um modelo tecnológico como infraestrutura de baixo custo para jogos empresariais usando a internet, permitindo que essa ferramenta seja oferecida como complemento às técnicas tradicionais de ensino, a um maior número de alunos das áreas de Administração e Gestão de Negócios. Primeiro, é realizada uma pesquisa sobre a literatura existente, comparando os jogos empresariais ao método do caso adotado em Harvard e identificando as características, vantagens e desvantagens dessas duas ferramentas. Em seguida, é proposto um modelo tecnológico capaz de servir como infraestrutura para jogos empresariais de baixo custo via internet, descrevendo e justificando a escolha de cada um de seus componentes. Nesse ponto, é apresentado o jogo empresarial Simulador de Ações, desenvolvido durante este trabalho, a partir de modelos de jogos empresariais encontrados na literatura, para demonstrar a viabilidade de um jogo empresarial de baixo custo usando o modelo tecnológico proposto. O jogo proporciona, aos participantes, um contato inicial com a dinâmica do mercado de capitais de maneira lúdica e sem os riscos encontrados na realidade. Finalmente, são feitas algumas observações e sugestões para trabalhos futuros. ABSTRACT: This work proposes a technological model as a low cost infrastructure for business games over the internet, that may be used by a greater number of students from areas such as Business Administration and Management. Starting from a literature review on business games and Harvard's case method, several aspects of these learning strategies, related to their characteristics, advantages and disadvantages, are presented. Then, it is introduced a technological model capable of serving as an infrastructure for low cost business games over the internet, describing and justifying the choice of its architecture and components. At this point, it is presented a business game, developed during this work and based on business game models found in literature, to demonstrate the feasibility of the technological model. The game offers an initial contact with the dynamics of the stock market, yet being playful and free of risks currently found in the real world. Finally, some observations and suggestions for future works are presented.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectJogo empresarialpt_BR
dc.subjectModelo computacionalpt_BR
dc.subjectMétodo de ensino - Tecnologiapt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectMercado de açãopt_BR
dc.titleProposta de infra-estrutura computacional de baixo custo para jogos empresariais online em cursos de graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeProposed low-cost computing infrastructure for online business games in undergraduate courses-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-17T13:49:47Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programModelagem Computacional e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.advisor-coMoret, Marcelo Albano-
dc.contributor.refereesPereira, Hernanr Borges de Barros-
dc.contributor.refereesClua, Esteban Walter Gonzalez-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

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