Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/696
Title: Tecnologias móveis e autoria: um estudo sobre o compartilhamento de saberes em rede entre escola e comunidade
Other Titles: Revista Tecnologia Educacional
Authors: Paz, Tatiana
Alves, Lynn
Keywords: Tecnologia móvel;Rede - Compartilhamento;Mobilidade;Autoria;Compartilhamento
Issue Date: Aug-2016
Citation: PAZ, Tatiana; ALVES, Lynn. Tecnologias móveis e autoria: um estudo sobre o compartilhamento de saberes em rede entre escola e comunidade. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 31, p. 21-29, ago. 2016.
Abstract: A crescente popularização dos dispositivos digitais móveis (smartphones e tablets) ampliou de forma significativa as conversações em rede. Através de fragmentos textuais compartilhados pelos seus dispositivos móveis as pessoas relatam o cotidiano nas redes enquanto circulam pelas cidades (BEIGUELMAN, 2011; CASTELLS, 2009; LEMOS, 2010; SANTAELLA, 2007). Diante deste contexto, esta pesquisa questiona de que maneira a apropriação do uso do tablet contribui para os processos autorais de crianças do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Salvador. Para isso, foi delineada uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa, na qual o estudo de caso foi orientado pelos pressupostos da etnopesquisa crítica (MACEDO, 2010). A experiência de criação de um documentário com os tablets realizada pela escola revelou o desejo dos sujeitos em pertencer ativamente da cultura da participação, na qual eles se apropriam do lugar “do sujeito que fala”. A perspectiva de autoria desses estudantes aponta que para eles o compartilhamento em rede faz parte dos processos criativos e que a autoria em rede possui um papel importante no exercício da cidadania.
Description: p. 21-29
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/696
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnologias móveis ....pdf5.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.