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http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/691
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Alves, Lynn | - |
dc.contributor.author | Bonfim, Camila | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-06T12:30:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-05 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Lynn; BONFIM, Camila. Gamebook e a estimulação de funções executivas em crianças com indicação de diagnóstico de TDAH: processo de pré-produção, produção e avaliação do software. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 141-157, maio/ago. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/691 | - |
dc.description | p. 141-157 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva descrever o processo de desenvolvimento do Gamebook, uma mídia híbrida com características de jogo digital e appbook, desenvolvido para estimular as Funções Executivas (FE) de crianças na faixa etária de 8 a 12 anos especialmente com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A metodologia foi de base qualitativa, dialogando com a perspectiva multirreferencial, exploratória e descritiva, com prática colaborativa mediada com os distintos saberes nas reuniões entre os membros da equipe e pesquisadores/especialistas parceiros. Para identificar o perfil das crianças que interagem com a cultura digital e apresentam diagnóstico de TDAH utilizamos questionário on-line, respondido com a mediação de pais e especialistas. Isso subsidiou o desenvolvimento, avaliação e retroalimentação do gamebook, concretizando-se em ambiente interativo com 8 minigames. O gamebook encontra-se disponível, gratuitamente, nas Appstores para tablet nos sistemas operacionais IOS e Android. O projeto encontra-se agora na fase de investigação com crianças com diagnóstico de TDAH, para avaliar a contribuição dos minigames ao estimular as FE. Assim, o artigo aqui proposto apresenta os resultados da primeira fase da investigação, que a partir da avaliação dos especialistas conclui que os ambientes interativos, como o gamebook, podem se constituir em lócus de aprendizagem e estimulação das FE. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/jspui/retrieve/1811/Gamebook%20....pdf | pt_BR |
dc.subject | Gamebook | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.title | Gamebook e a estimulação de funções executivas em crianças com indicação de diagnóstico de TDAH: processo de pré-produção, produção e avaliação do software | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Artigos completos publicados em periódicos | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 25, n. 46 | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2016-09-07T12:30:29Z | - |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC) |
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