Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/688
Title: Geração digital native, cursos on-line e planejamento: um mosaico de idéias
Other Titles: Desenvolvimento sustentável e tecnologias da informação e comunicação
Authors: Alves, Lynn
Keywords: Aprendizagem on-line;Curso on-line;Interatividade
Issue Date: 2007
Publisher: EDUFBA
EDUFBA
Citation: ALVES, Lynn. Geração digital native, cursos on-line e planejamento: um mosaico de idéias. In: NASCIMENTO, Antônio Dias; FIALHO, Nádia Hage; HETKOWSKI, Tânia Maria (Org.). Desenvolvimento sustentável e tecnologias da informação e comunicação. Salvador: EDUFBA, 2007, v.1, p. 145-160.
Abstract: Uma breve análise dos cursos que vem sendo realizados nos ambientes de aprendizagem on-line, sinaliza uma mera transposição de práticas tradicionais para estes novos espaços, resultando no fracasso dos mesmos e índices altos de evasão. Tais fatos, exigem o desenvolvimento de pesquisas e experiências que apontem novas possibilidades pedagógicas para estes ambientes que apresentam uma lógica diferenciada, na medida em que exigem a articulação de distintas informações textuais e imagéticas em um único ambiente, organizadas de forma hipertextual, tendo com característica básica a interatividade e a integração das diversas mídias (impressa, sonora, imagética, digital e telemática). Como afirma Moraes (1996) o fato de integrar imagens, textos e som, com interligações de informações em seqüências não–lineares, através de multimídias, hipertextos e hipermídia não garante a qualidade pedagógica. É fundamental pensar o processo de ensinar e aprender mediado por estas tecnologias, em um outro espaço de sala de aula, que não tem limites geográficos, físicos e temporais definidos e que envolvem sujeitos com demandas diferenciadas.
Description: p. 145-160
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/688
Appears in Collections:Livros (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALVES - Geração Digital Native.pdf75.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.