Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/686
Título: A financial viability analysis of a RFID system in the microcomputer supply chain
Título(s) alternativo(s): Gestão da Produção, Operações e Sistemas
Autor(es): Castro Filho, Frederico Wergne de
Travassos, Lucas X.
Figueiredo, Paulo S.
Palavras-chave: RFID
Processo - Automação
Engenharia econômica
Rádio frequência
Viabilidade financeira
Data do documento: Out-2013
Citação: CASTRO FILHO, Frederico Wergne de; TRAVASSOS, Lucas X.; FIGUEIREDO, Paulo S. A financial viability analysis of a RFID system in the microcomputer supply chain. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, v. 8, n. 4, p. 9-29, out./dez. 2013.
Resumo: O propósito deste artigo é descrever uma metodologia para a avaliação da viabilidade econômica de aplicações de identificação por rádio frequência (RFID) e identificar as contribuições de tal tecnologia. O impacto da tecnologia RFID foi avaliado utilizando-se de uma análise de retorno de investimento. Uma pesquisa extensa de 6 meses foi realizada na empresa estudada, obtendo-se dados com gerentes de logística e da cadeia de suprimentos, para validar os processos e coletar os dados necessários. A tecnologia FRID possibilita controle de estoques, rastreamento de peças e satisfação dos clientes. A viabilidade do uso da tecnologia foi confirmada. Dentre os benefícios obtidos incluem-se redução de um trabalhador no time de estoque, redução no custo de substituir um componente, e redução no custo com componentes defeituosos. Este é um dos poucos artigos que visa quantificar a contribuição da tecnologia RFID
Descrição: p. 9-29
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/686
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A financial ....pdf307.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.