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dc.contributor.authorAlves, Lynn-
dc.date.accessioned2016-08-29T12:59:25Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.citationALVES, Lynn. Games e educação: desvendando o labirinto da pesquisa. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 177-186, jul. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/658-
dc.descriptionp. 177-186pt_BR
dc.description.abstractOs jogos eletrônicos completaram mais de 50 anos de existência e, ao longo desse tempo, conquistaram diferentes espaços, indo da indústria de entretenimento de maior faturamento do mundo a objeto de investigação nas universidades internacionais e brasileiras. Além disso, conquistaram também jogadores do gênero feminino, mudando totalmente as ideias que se tinha desse artefato que, além de divertir, entreter, também se constitui em um objeto cultural. Com o objetivo de aprofundar as discussões em torno dos jogos digitais, o Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais, financiado pela FAPESB, realizou no período 2010-2012, o projeto Games Studies, que tinha o objetivo de mapear as pesquisas existentes no Banco de Teses e Dissertações da Capes, na área de Educação, a fim de identificar as principais tendências teórico-metodológicas dessas investigações e suas possíveis contribuições para a comunidade acadêmica. Assim, este artigo objetiva apresentar os resultados dessa pesquisa, que foi realizada por meio de uma abordagem quali-quantitativa, na qual foram analisadas dezenove dissertações e cinco teses. Os resultados apontam uma tendência por pesquisas de base qualitativa e predominância de interlocução com autores clássicos como Huizinga, Caillois, Vygotsky, Piaget, e mais contemporâneos como Alves, Moita e Santaella. A pesquisa conclui que as investigações consolidaram os games como objeto de investigação nos cenários acadêmicos brasileiros, influenciando na publicação de novas literaturas na área, na criação e consolidação de eventos, bem como na produção de games voltados para a Educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.sourcehttp://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/viewFile/761/534pt_BR
dc.subjectGame - Pesquisapt_BR
dc.subjectGame - Violênciapt_BR
dc.subjectGame - Aprendizagempt_BR
dc.subjectGame - Educaçãopt_BR
dc.subjectGame - Aprendizagempt_BR
dc.titleGames e educação: desvendando o labirinto da pesquisapt_BR
dc.title.alternativeRevista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Artigos completos publicados em periódicospt_BR
dc.identifier.numberv. 22, n. 40pt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-08-30T12:59:25Z-
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

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