Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/650
Title: Processo de desenvolvimento de produto para micro e pequenas empresas de móveis: requisitos para um modelo de referência
Other Titles: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Authors: Gomes, Marcus Vinicius Mendes
Passos, Francisco Uchoa
Keywords: Produto - Desenvolvimento;Modelo de referência;Indústria moveleira
Issue Date: 12-Sep-2011
Publisher: ABEPRO
ABEPRO
Citation: GOMES, Marcus Vinicius Mendes; PASSOS, Francisco Uchoa. Processo de desenvolvimento de produto para micro e pequenas empresas de móveis: requisitos para um modelo de referência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO - CBGDP, 8., 2011, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABEPRO, 2011.
Abstract: O objetivo deste artigo é expor requisitos que servirão como base para um modelo de desenvolvimento de produtos específico para que micro e pequenas empresas de móveis sejam capazes de executar e gerir seus projetos de produtos tendo como referência o citado modelo. Os modelos de referencia são ferramentas estratégicas importantes para monitorar o processo de desenvolvimento de produto. Na literatura existem modelos voltados a atividades produtivas que, em geral, fogem do contexto de uma realidade de micro e pequena empresa de móveis. Para contornar esta dificuldade, foram realizadas observações sistemáticas das práticas adotadas por aquelas empresas, para mapeamento do fluxo do processo. Em seguida, foi feita uma representação gráfica da caracterização e posição serial do sistema permitindo o delineamento dos aspectos envolvidos no desenvolvimento do produto e a verificação de que maneira estes aspectos se interrelacionam.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/650
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Processo de desenvolvimento ....pdf510.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.