Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/649
Title: Como integrar a cadeia de suprimentos das empresas montadoras de microcomputadores no pólo de informática de Ilhéus/Ba utilizando tecnologia RFID
Other Titles: XV SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
Authors: Araujo Filho, Frederico Wergne de Castro
Travassos Júnior, Xisto Lucas
Passos, Francisco Uchôa
Keywords: RFID;Survey;Automação de processo;Microcomputador - Montadora
Issue Date: 2012
Citation: ARAUJO FILHO, Frederico Wergne de Castro; TRAVASSOS JÚNIOR, Xisto Lucas; PASSOS, Francisco Uchôa. Como integrar a cadeia de suprimentos das empresas montadoras de microcomputadores no pólo de informática de Ilhéus/Ba utilizando tecnologia RFID. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 15., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: FGV, 2012.
Abstract: Este artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia de integração da tecnologia RFID, em empresas montadoras de microcomputadores, para o controle de estoque, rastreabilidade de insumos/produtos e satisfação do cliente. A metodologia de integração da tecnologia RFID foi desenvolvida para identificar e avaliar o processo de uma montadora, aplicar o FMEA de Processo para analisar as falhas potenciais e propor ações de melhorias utilizando a tecnologia RFID. A metodologia foi então aplicada em uma empresa do pólo de informática de Ilhéus/BA para validação. Neste estudo, foi possível comprovar a viabilidade da tecnologia RFID para o controle de estoque e rastreabilidade do produto. Tais comprovações foram obtidas através de: redução de um posto de trabalho na expedição, redução dos custos de substituição por componente com equivalência superior e redução do tempo de leitura do pallet de produto acabado.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/649
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Como integrar ....pdf424.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.