Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/644
Título: O processo de gestão da inovação: um estudo de caso nas empresas baianas do Polo de Informática de Ilhéus
Título(s) alternativo(s): XVI CONGRESSO LATINO-IBEROAMERICANO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA
Autor(es): Comin, Rafaele
Sanches, Danile
Uchoa, Francisco
Palavras-chave: Gestão da inovação
Inovação - Sistema de gestão
Inovação - Gestão
Data do documento: 19-Out-2015
Editor: ALTEC
ALTEC
Citação: COMIN, Rafaele; SANCHES, Danile; UCHOA, Francisco. O processo de gestão da inovação: um estudo de caso nas empresas baianas do Polo de Informática de Ilhéus. In: CONGRESSO LATINO-IBEROAMERICANO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA , 16., 2015, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ALTEC, 2015.
Resumo: A implantação de um sistema de gestão da inovação nas organizações tem assumido um papel importante na sua governança, pois pode representar um diferencial competitivo relevante. Nos setores intensivos em tecnologia, em que os produtos e serviços têm maior conteúdo de conhecimento – recurso essencialmente intangível - esse papel apresenta características peculiares, pois o processo de gestão da inovação nesses setores estimula a criação de uma cultura empresarial de inovação contínua. O presente estudo visa avaliar o processo de gestão da inovação em três empresas de TIC, de diferentes portes, sediadas no Polo de Informática de Ilhéus/BA e seu impacto nas referidas organizações industriais. Para tanto, investigaram-se os seguintes aspectos: (a) grau de alinhamento da gestão da inovação com a estratégia empresarial; e (b) impactos da adoção de inovações sobre alguns indicadores do desempenho empresarial. Neste estudo, a gestão da inovação foi entendida como um processo estruturado, apoiado em quatro categorias: inovação de produto; inovação de processo; inovação de posição; e inovação de paradigma, a partir de um modelo de Tidd; Bessant e Pavitt (2008). Como resultado, este estudo obteve um panorama da atual gestão da inovação das empresas, constatando como ocorre o alinhamento do processo inovativo com a estratégia empresarial, e como a adoção de inovações tem provocado alterações nos indicadores de desempenho das organizações investigadas. Constatou-se que a obrigatoriedade legal de reinvestimentos em inovações por empresas que recebem incentivos fiscais tem papel fundamental na orientação das empresas para patamares inovativos mais elevados. Espera-se que o presente trabalho permita a geração de uma proposta de indução da gestão da inovação para outras empresas do aglomerado, no intuito de estimular a adoção de práticas inovativas, visando promover aquela atividade de forma sistêmica e integrada.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/644
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PROCESSO DE GESTÃO DA ....pdf419.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.