Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/641
Title: Segurança de processos no pólo de Camaçari/Bahia – uma investigação dos programas de empresas químicas e petroquímicas
Other Titles: Revista Gestão e Planejamento
Authors: Passos, Francisco Uchoa
Carvalho, Eliso
Keywords: Processo - Segurança;Segurança - Gestão;Polo industrial
Issue Date: Sep-2012
Citation: PASSOS, Francisco Uchoa; CARVALHO, Elisio. Segurança de processos no pólo de Camaçari/Bahia – uma investigação dos programas de empresas químicas e petroquímicas. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 12, n. 3, p. 793-812, set/dez. 2012.
Abstract: Este artigo descreve uma investigação realizada em 16 empresas dos segmentos químico e petroquímico do Pólo Industrial de Camaçari (Bahia), que processam produtos perigosos, com a finalidade de avaliar os seus Programas de Gerenciamento de Segurança de Processos, utilizando-se, como referência, uma norma da OSHA (Occupational Safety and Health Administration), órgão do governo norte americano para a normatização em assuntos de segurança. Dois objetivos de pesquisa foram colocados: (a) avaliar a natureza e intensidade das práticas; e (b) averiguar eventuais diferenças de eficácia entre os programas, tendo como indicadores as reduções de acidentes e as reduções de incidentes. Os resultados do trabalho mostram que a maioria das empresas da amostra adere ao conjunto dos elementos da norma da OSHA, mesmo aquelas que não explicitam a adesão à referida norma. No que se refere a diferenças de eficácia entre os programas, verificou-se que as empresas que adotam, explicitamente, o modelo prescrito pela OSHA são mais eficazes do que as empresas que adotam outros modelos. Observa-se, também, uma ligeira vantagem de eficácia das empresas de capital não-nacional sobre as empresas de capital nacional, embora os testes de significância não validem essa diferença.
Description: p. 793-812
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/641
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Segurança de Processo ....pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.