Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/640
Título: O monitoramento de desempenho está alinhado com a estratégia? observação em frigoríficos da caprinovinocultura da Bahia
Título(s) alternativo(s): REGE - Revista de Gestão
Autor(es): Guedes, Cleide Miranda de Castro
Passos, Francisco Uchoa
Sampaio, Renelson Ribeiro
Palavras-chave: Gestão estratégica
Monitoramento estratégico
Alinhamento estratégico
Indicador de desempenho
Data do documento: Jul-2012
Citação: GUEDES, Cleide Miranda de Castro; PASSOS, Francisco Uchoa; SAMPAIO, Renelson Ribeiro. O monitoramento de desempenho está alinhado com a estratégia? observação em frigoríficos da caprinovinocultura da Bahia. REGE - Revista de Gestão, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 415-434, jul./set. 2012.
Resumo: Este estudo observou uma amostra de cinco frigoríficos do setor da caprinovinocultura do Estado da Bahia, com o objetivo de verificar: (a) em que medida ocorre aderência dos indicadores de desempenho monitorados aos objetivos estratégicos manifestados pelos frigoríficos; e (b) se a referida aderência estaria associada a resultados relevantes para o negócio dessas empresas. Para tanto, foi construída, inicialmente, uma matriz de coleta de dados, que possibilitou, para cada empresa, aferir a aderência do monitoramento à estratégia; a seguir, elegeu-se a taxa de ocupação de capacidade como proxy do resultado do negócio das empresas da amostra. Os dados de aderência estratégica e de resultados para o negócio foram dispostos em seus respectivos rankings, os quais sofreram comparação qualitativa, para a verificação de ocorrência de associação entre eles. Apenas um frigorífico confirmou, de forma destacada, a referida associação, o que refletiu uma relativa fragilidade do método. Por outro lado, o estudo teve a vantagem de detectar que nem todas as empresas têm operação adequadamente alinhada à estratégia pretendida, ou seja, há objetivos estratégicos não apoiados pelo monitoramento e há indicadores monitorados que apoiam de modo insuficiente a estratégia da empresa.
Descrição: p. 415-434
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/640
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monitoramento ....pdf631.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.