Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/636
Título: Desenvolvimento de uma metodologia de integração da tecnologia RFID para a cadeia de suprimentos das empresas montadoras de microcomputadores no pólo de informática de Ilhéus/Ba
Título(s) alternativo(s): Revista Gestão Industrial
Autor(es): Passos, Francisco Uchoa
Araújo Filho, Frederico Wergne de Castro
Travassos Júnior, Xisto Lucas
Palavras-chave: RFID
FMEA de processo
Site survey
Automação de processo
Operação
Data do documento: 2013
Citação: PASSOS, Francisco Uchoa; ARAÚJO FILHO, Frederico Wergne de Castro; TRAVASSOS JÚNIOR, Xisto Lucas. Desenvolvimento de uma metodologia de integração da tecnologia RFID para a cadeia de suprimentos das empresas montadoras de microcomputadores no pólo de informática de Ilhéus/Ba. Revista Gestão Industrial, Paraná, v.9, n.3, p. 571-592, 2013.
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer uma proposta de aplicação da tecnologia RFID – Radio Frequency Identification (Identificação por Radiofreqüência), em empresas montadoras de microcomputadores, para o controle de estoque e rastreabilidade de insumos/produtos. Para justificar a vantagem da aplicação da tecnologia RFID, utilizou-se a Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA – Failure Modes and Effect Analysis) com foco específico em FMEA de Processo. A proposta de integração da tecnologia RFID foi apoiada na análise FMEA de Processo de uma montadora de microcomputadores, para identificar e avaliar as falhas potenciais, e propor ações de melhorias utilizando a tecnologia RFID, considerando a realidade das empresas do Pólo de Informática de Ilhéus/BA. Neste estudo, foi possível comprovar a viabilidade da tecnologia RFID para o controle de estoque e rastreabilidade do produto. Tal comprovação foi obtida pelos seguintes aprimoramentos do processo produtivo: (a) redução de um posto de trabalho na expedição; (b) redução dos custos de substituição por componente com equivalência superior; e (c) redução do tempo de leitura do pallet de produto acabado. Outras melhorias foram adicionalmente aportadas à empresa com a utilização da tecnologia RFID.
Descrição: p. 571-592
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/636
ISSN: 1808-0448
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de uma metodologia ....pdf585.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.