Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/618
Título: Exposição a material particulado em ambientes de baixa e alta circulação de veículos pesados
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Pinho, Paulo Alves
Guerreiro, Egídio T. A.
Guarieiro, Lílian Lefol Nani
Palavras-chave: Veículos pesados
Meio ambiente
Circulação de ar
Data do documento: 2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: PINHO, Paulo Alves, GUERREIRO, Egídio T. A.; GUARIEIRO, Lílian Lefol Nani. Exposição a material particulado em ambientes de baixa e alta circulação de veículos pesados. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 448-454.
Resumo: Estudos apontam que com o crescimento significativo de veículos em grandes centros urbanos do Brasil há um aumento de poluentes atmosféricos, devido à queima de combustíveis fosseis. Isso faz com que a qualidade do ar diminua e aumente a quantidade de material particulado suspenso na atmosfera, que é identificado como principal agravante de doenças respiratórias, devido à capacidade de se instalar em diferentes regiões do aparelho respiratório dos seres vivos a depender do seu diâmetro aerodinâmico. Neste contexto este estudo teve como objetivo analisar a concentração de material particulado no interior da cabine de um veículo, trafegando em ambientes com baixa circulação de ar e alto fluxo de veículos pesados. Foram estabelecidos cinco diferentes ambientes urbanos com características de circulação de ar e fluxo de veículos bem definidas. Os resultados obtidos no desenvolvimento deste trabalho demonstram que existe uma relação entre a concentração de material particulado com o alto fluxo de veículos pesados e baixa circulação de ar, causando uma maior exposição dos passageiros de veículos ao material particulado em ambientes que possuem menor circulação do ar.
Descrição: p. 448-454
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/618
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Exposição a material ... GETEC.pdf313.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.