Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/618
Title: Exposição a material particulado em ambientes de baixa e alta circulação de veículos pesados
Other Titles: IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Authors: Pinho, Paulo Alves
Guerreiro, Egídio T. A.
Guarieiro, Lílian Lefol Nani
Keywords: Veículos pesados;Meio ambiente;Circulação de ar
Issue Date: 2014
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: PINHO, Paulo Alves, GUERREIRO, Egídio T. A.; GUARIEIRO, Lílian Lefol Nani. Exposição a material particulado em ambientes de baixa e alta circulação de veículos pesados. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 448-454.
Abstract: Estudos apontam que com o crescimento significativo de veículos em grandes centros urbanos do Brasil há um aumento de poluentes atmosféricos, devido à queima de combustíveis fosseis. Isso faz com que a qualidade do ar diminua e aumente a quantidade de material particulado suspenso na atmosfera, que é identificado como principal agravante de doenças respiratórias, devido à capacidade de se instalar em diferentes regiões do aparelho respiratório dos seres vivos a depender do seu diâmetro aerodinâmico. Neste contexto este estudo teve como objetivo analisar a concentração de material particulado no interior da cabine de um veículo, trafegando em ambientes com baixa circulação de ar e alto fluxo de veículos pesados. Foram estabelecidos cinco diferentes ambientes urbanos com características de circulação de ar e fluxo de veículos bem definidas. Os resultados obtidos no desenvolvimento deste trabalho demonstram que existe uma relação entre a concentração de material particulado com o alto fluxo de veículos pesados e baixa circulação de ar, causando uma maior exposição dos passageiros de veículos ao material particulado em ambientes que possuem menor circulação do ar.
Description: p. 448-454
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/618
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Exposição a material ... GETEC.pdf313.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.