Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/617
Título: Pegada de carbono do capacete de obra produzido com compósito de fibra natural e com polipropileno
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Rozados, Ian Lucas Guimarães
Tavares, Arilma Oliveira do Carmo
Medeiros, Diego Lima
Palavras-chave: Capacete de obra
Pegada de carbono
Fibra natural
Polipropileno
Data do documento: 2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: ROZADOS, Ian Lucas Guimarães; TAVARES, Arilma Oliveira do Carmo; MEDEIROS, Diego Lima. Pegada de carbono do capacete de obra produzido com compósito de fibra natural e com polipropileno. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 540-547.
Resumo: O desenvolvimento social e econômico tem ao longo do tempo gerado impactos ambientais, os quais estão pondo em risco a sustentabilidade da vida na Terra, entre os problemas identificados tem o aquecimento global devido às emissões dos Gases de Efeito Estufa GEE, sendo eles representados por carbono equivalente. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva apresentar a pegada de carbono com base nos principais fluxos de matéria prima, energia e emissões ambientais ao longo da cadeia de produção do capacete de obra produzido com compósito de fibra natural (polipropileno + sisal) e capacete de material 100% plástico (polipropileno), para a comparação das emissões de GEE destes produtos e assim decisão de melhor opção de material com base nos ganhos ambientais. Para tanto, foram levantadas informações detalhadas da cadeia de produção do capacete, resultando em fluxogramas dos processos com identificação das entradas e saídas de cada etapa. O cálculo foi baseado em equações e planilhas, utilizando dados quantitativos referentes à realidade local do processo de produção, compondo os insumos básicos (energia e matérias primas) das cadeias em análise, para verificar a viabilidade ambiental ou não na substituição do capacete convencional (produzido com apenas polipropileno) pelo capacete produzido com compósito de fibra vegetal (sisal + polipropileno). Como resultado principal, a menor pegada de carbono foi verificada para o capacete feito com compósito. No entanto, os dados refletem a realidade local, devendo ser considerado as suas particularidades.
Descrição: p. 540-547
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/617
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pegada de carbono ...GETEC.pdf366.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.